As vendas globais de computadores ultrapassaram a marca de 85,2 milhões de unidades no segundo trimestre. Os dados divulgados pelo Gartner indicam um crescimento de 2,3% em comparação ao mesmo período de 2010. Por outro lado, os resultados ficaram abaixo da projeção anterior do próprio instituto de pesquisa, que estimava um avanço de 6,7%.
Depois de quatro anos de forte aumento no consumo de PCs, impulsionado pela grande demanda por mini-notebooks e notebooks de baixo preço, o mercado está migrando para um crescimento mais modesto, porém estável", disse Mikako Kitagawa, analista do Gartner.
Na América Latina, as vendas no trimestre totalizaram 9,2 milhões de unidades, representando um crescimento de 15% na comparação com o ano passado. Em relação ao mercado brasileiro, a pesquisa ressalta que os fabricantes locais estão buscando expandir seus negócios para outros países, em resposta ao aumento da concorrência estrangeira no Brasil.
No plano global, a Hewlett-Packard (HP) respondeu por 17,5% das vendas no período e continua na liderança entre os fabricantes.
Com 12,5% de participação e impulsionada por seu desempenho no mercado asiático, a Dell alcançou o segundo lugar, posição que não ocupava desde o quarto trimestre de 2008.
A Lenovo apresentou o maior crescimento entre os principais fornecedores e assumiu a terceira posição, com 12% de participação.
Já a Acer, caiu do segundo para o quarto lugar no ranking, concentrando 10,9% das vendas. De acordo com o estudo, a fabricante enfrentou problemas em decorrência da perda de eficiência de seu modelo de negócios, baseado em preços baixos e grandes volumes de equipamentos.
Fonte: Ultimo segundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não deixe de comentar !!!!!!