Gadget

Massacre em Hama: Exército Sírio Mata 95 Civis em Ofensiva Contra Cidade Rebelde


Um violento ataque do Exército sírio na cidade de Hama, no centro do país, deixou pelo menos 95 mortos e dezenas de feridos, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH). O balanço, baseado em fontes médicas, foi divulgado pelo presidente do OSDH, Rami Abdel Rahmane, que relatou a invasão das forças de segurança na manhã de domingo, com disparos contra civis. Hama, localizada 210 km ao norte de Damasco, é um dos focos de protestos contra o regime do presidente Bashar al-Assad, e há semanas enfrenta tentativas de controle militar.
A repressão também atingiu outras regiões. Em Deir Ezzor, no leste, seis pessoas morreram e 50 ficaram feridas em ações das forças de segurança, que ocupam a cidade desde sábado. Na região sul de Harak, em Deraa, três mortes e vários feridos foram registrados. Enquanto isso, a agência estatal SANA apresenta uma narrativa oposta, alegando que “atiradores” nos telhados de Hama estariam disparando para “aterrorizar cidadãos”, e que o Exército apenas tenta retomar o controle.
Grupos de direitos humanos acusam o governo de esmagar protestos pró-democracia com violência desproporcional, enquanto o regime insiste que as manifestações são orquestradas por grupos externos para desestabilizar o país. Desde o início da revolta, em março de 2011, o OSDH estima que mais de 1.900 pessoas morreram, sendo pelo menos 1.500 civis, e mais de 12 mil foram presas. A escalada de violência em Hama e outras cidades reforça as denúncias de abusos e intensifica a crise humanitária no país.

Post Comment

Nenhum comentário

Não deixe de comentar !!!!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.