quinta-feira, 14 de junho de 2012

Parlamento é dissolvido no Egito, e militares podem voltar ao poder

O Exército do Egito pode reassumir o poder legislativo no país, após uma decisão judicial que dissolveu nesta quinta-feira (14) o recém-eleito Parlamento, de maioria islamita.
A Suprema Corte Constitucional do Egito invalidou um terço dos deputados recém-eleitos e, depois, declarou inconstitucional o Parlamento originado nas eleições legislativas.
A junta militar que havia assumido o poder no país após a queda do ditador Hosni Mubarak reuniu-se no Cairo para avaliar as implicações da decisão.
"O veredicto sobre o Parlamento inclui a dissolução da câmara baixa do Parlamento em sua totalidade, porque a lei segundo a qual as eleições foram realizadas é contrária às regras da Constituição", disse disse o presidente do tribunal, Farouk Soltan, à Reuters por telefone, dois dias antes do segundo turno da eleição presidencial no país.
Soltan afirmou que o veredicto era válido para todas as instituições do Estado, acrescentando que ficará a cargo do Executivo convocar as novas eleições parlamentares.

"A Corte Constitucional afirmou com detalhes em seu veredicto que as eleições parlamentares não foram constitucionais e que toda a composição do Parlamento é ilegítima desde a sua eleição", segundo a agência.

O tribunal também anunciou que mantém a candidatura de Ahmed Shafiq, ex-premiê do regime do ditador Hosni Mubarak, que enfrentará o islamita Mohamed Morsi no segundo turno eleitoral, no próximo domingo (17).

'Golpe de Estado'
A decisão do tribunal sobre o Parlamento é um "golpe de Estado total", disse Mohamed Beltagui um alto dirigente da Irmandade Muçulmana em sua página do Facebook.
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar !!!!!!

Comprar seu Domínio

Find your Domain: