sábado, 12 de novembro de 2011

Ministro do Interior do México morre em acidente de helicóptero

México - O ministro do Interior do México, Francisco Blake Mora, e sete acompanhantes morreram nesta sexta-feira (11/11) na queda do helicóptero em que viajavam no sul da Cidade do México, informou a presidência mexicana em um comunicado. Blake, secretário de governo mexicano, cargo que equivale ao de Ministro do Interior, dirigia-se à cidade de Cuernavaca, 90 km ao sul da Cidade do México, para participar de uma reunião de procuradores do país.
Os protocolos de segurança e busca foram ativados quando os controladores aéreos detectaram que "o helicóptero não cumpria com o itinerário de voo na rota do distrito federal à cidade de Cuernavaca", afirmou Sota. O presidente Felipe Calderón se reuniu com a mulher de Blake para comunicá-la do ocorrido, completou.
Entre os mortos há três funcionários da secretaria de governo, entre eles uma mulher - a secretária técnica do ministro -, e o restante fazia parte da tripulação, completou Sota. O local do incidente é uma região montanhosa e de densa vegetação, segundo as imagens mostradas pelos canais de TV, nas quais podiam ser vistos os destroços do helicóptero. Vários helicópteros estavam no local participando das tarefas de resgate, entre eles três da presidência da República.
Blake, que foi congressista e ativo membro do governista Partido Ação Nacional, foi designado por Calderón como secretário de governo graças a sua experiência na pacificação e coordenação da ação das forças de segurança em seu estado natal de Baixa Califórnia. Era advogado e tinha nascido em 1966 em Tijuana, cidade fronteiriça com os Estados Unidos.
O presidente mexicano disse que as condições nas quais o helicóptero caiu "fazem pensar" que se tratou de "um acidente", apesar de outras causas estarem sendo investigadas. "As condições de nebulosidade que prevaleciam na hora do trajeto percorrido pelo secretário (...) fazem pensar certamente na probabilidade de um acidente, no entanto, todas as possibilidades serão esgotadas", disse Calderón em uma mensagem pela TV. No entanto, o governo mexicano realizará "uma minuciosa investigação que contemplará todas as possíveis hipóteses" do acidente no qual Blake morreu, um dos funcionários-chave na luta contra o crime organizado.
O presidente mexicano, que tinha uma estreita amizade com Blake, o descreveu como "um grande mexicano que amou profundamente a pátria à qual serviu até o último instante de sua vida". "Lamento profundamente sua partida", completou Calderón, visivelmente emocionado, ao afirmar que visitou a casa da família Blake "para dar pessoalmente a notícia à sua mulher".
Devido ao acidente, Calderón cancelou nesta sexta-feira sua viagem ao Havaí para participar da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec). O cancelamento da viagem foi confirmado à AFP por telefone pelo escritório de imprensa da presidência mexicana, algumas horas depois do acidente.
A morte de Blake ocorre quando se completam dois anos da de outro secretário de governo de Calderón, Juam Camilo Mouriño. Este último morreu em novembro de 2008 após a queda do avião em que viajava. Devido aos congestionamentos de automóveis, o uso de helicópteros é bastante frequente entre altos funcionários do governo e empresários na Cidade do México.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar !!!!!!

Comprar seu Domínio

Find your Domain: