segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Farmácia de manipulação em Minas produziu medicamento que pode ter matado oito pessoas

O dono e farmacêuticos da farmácia de manipulação Fórmula Pharma, produtora de um remédio que pode ter causado a morte de oito pessoas na Região de Teófilo Otoni, em Minas Gerais, devem ser ouvidos ainda esta semana. A informação foi passada pela Delegada Herta Coimbra, responsável pelo caso. “Estou apenas com dois boletins de ocorrência. Devo receber os outros seis para cruzar os documentos apreendidos dentro da farmácia com as pessoas. Na quarta-feira devo ouvir o dono da farmácia”, afirma a delegada.

As investigações sobre o caso começaram no dia 1º de dezembro e apontaram uma possível relação entre os casos e a ingestão do Secnidazol 500 miligramas. As 180 cápsulas, manipuladas em 14 de novembro, serão analisadas para ver se sofreram contaminação cruzada por outro medicamento. Outra suspeita, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), é que na fórmula do Secnidazol, usado no combate à verminoses, tenha sido utilizado como anti-hipertensivo.

Nesse domingo, morreu a oitava vítima que pode ter sido intoxicada pelo medicamento. Letícia Lopes dos Santos, de 22 anos, estava internada no hospital da cidade. A mãe dela, Adélia Lopes de Paixão, já havia morrido na sexta-feira. Um casal, que também ingeriu o remédio, segue internado no hospital.

De acordo com a delegada, o dono da farmácia pode responder por homicídio. “Temos que esperar os laudos do Instituto Médico Legal (IML) para comprovar se o remédio manipulado pela farmácia foi o causador da morte ou não, para depois sim indiciá-lo”, diz Herta Coimbra. O resultado deve ficar pronto dentro de 30 a 40 dias.

Alerta
A Secretaria de Estado de Saúde pede que as pessoas não usem o medicamento Secnidazol 500mg ou outros medicamentos produzidos pela Fórmula Pharma. Outros 11 pacientes de Teófilo Otoni e municípios vizinhos podem ter usado o mesmo medicamento, conforme documentos encontrados na farmácia. Caso estejam de posse do medicamento, pacientes devem interromper, imediatamente, o uso.

Os sintomas de intoxicação medicamentosa são queda da pressão arterial, batimento cardíaco acelerado, dor no peito, arroxeamento da pele e sensação de desmaio.
Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar !!!!!!

Comprar seu Domínio

Find your Domain: