terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Oposição quer apuração do suposto envolvimento de Lula com mensalão



Partidos de oposição cobraram nesta terça (11) a investigação da suposta vinculação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o mensalão, segundo depoimento de Marcos Valério à Procuradoria-Geral da República revelado em reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo".
Segundo o jornal, Valério, condenado pelo Supremo Tribunal Federal a mais de 40 anos de prisão como operador do mensalão, disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu o "ok" para os empréstimos dos bancos Rural e BMG para o PT com a finalidade de viabilizar o esquema do mensalão (pagamento a parlamentares para aprovar projetos de interesse do governo).
O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PSDB-PR), afirmou nesta terça-feira (11) que vai protocolar convite para que Marcos Valério dê explicações na Casa sobre o depoimento, que teria sido dado em setembro à Procuradoria-Geral da República. PPS também cobrou PGR a abrir investigação para apurar o suposto envolvimento de Lula.
O Instituto Lula informou ao G1 que ele não pretende se manifestar sobre a reportagem. O PT nega as afirmações atribuídas a Marcos Valério na reportagem e aponta a existência de uma "campanha difamatória" contra o partido.
“Vamos criar o fato político no Congresso. Ouvir Marcos Valério é propor transparência, é colocar todo o fato à luz, para que a sociedade possa dele tomar conhecimento”, disse Álvaro Dias.
O senador afirmou ainda que poderá protocolar nova representação na Procuradoria-Geral da República pedindo abertura de inquérito para investigar as denúncias de Marcos Valério. O PSDB já havia protocolado representação solicitando apuração assim que as primeiras notícias sobre o novo depoimento de Valério foram divulgadas.
Agora, o partido decidirá se apresenta novo documento à PGR ou se acrescenta argumentos à representação já enviada. A medida a ser tomada será definida em reunião da bancada do PSDB no Senado, às 13h.
“Temos que convocar o Ministério Público e quando optamos por uma representação é para cumprir esse papel, da convocação, podemos promover um aditamento à representação já protocolada anteriormente, podemos protocolar nova representação com os últimos fatos e podemos convidar Marcos Valério para depor”, afirmou.
De acordo com edição desta terça-feira (11) do jornal "O Estado de S.Paulo", dinheiro do esquema do mensalão foi usado para pagamento de "despesas pessoais" de Lula. O PT negou, segundo o jornal, ter arcado com honorários do advogado do Marcos Valério.
O PPS também cobrou nesta terça que o Ministério Público abra investigação para apurar o envolvimento de Lula no esquema do mensalão. "Diante das declarações dadas ao Ministério Público não resta outro caminho. É abertura imediata de inquérito", afirmou o presidente do partido, deputado Roberto Freire (SP).
O partido assinou, em conjunto com o PSDB, pedido de abertura de inquérito protocolado em novembro na Procuradoria-Geral que solicitava apuração da atuação de Lula no esquema de pagamento de propina a parlamentares da base aliada.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar !!!!!!

Comprar seu Domínio

Find your Domain: