terça-feira, 21 de maio de 2013

Oklahoma - Tempestade com ventos de até 320 quilômetros, deixou dezenas de mortos e de feridos

O tornado que devastou a localidade de Moore, nos arredores da cidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, deixou ao menos 91 mortos, entre eles 20 crianças que estavam em uma escola.

Mais de 120 pessoas estão hospitalizadas e equipes de resgate continuam vasculhando escombros de casas e prédios na busca por sobreviventes. 

O tornado, que durou 45 minutos, tinha mais de três quilômetros de diâmetro. Segundo autoridades meteorológicas dos EUA, a tormenta deverá ser incluída na segunda categoria da Escala Fujita, com ventos de até 320 km/h.

As 20 crianças que morreram estavam na Plaza Tower Elementary School, que foi completamente destruída pelo tornado. Outras dezenas de crianças continuam desaparecidas.
'A escola foi completamente devastada. As paredes ficaram achatadas como panquecas', afirmou à BBC o vice-governador de Oklahoma, Todd Lamb.
Segundo o correspondente da BBC em Moore Alistair Leathheads, apesar da ocorrência de tornados ser comum na região, muitas pessoas não tem porões em suas casas, não tendo para onde fugir.
'A escola, por ter uma estrutura sólida, com paredes de tijolos, parecia ser um lugar seguro. Mas, quando o teto saiu voando, todo o resto veio abaixo', disse o correspondente.
Segundo autoridades, outra escola, Briarwood Elementary School, também foi fortemente atingida, mas não há relatos de mortes ou feridos.
Estado de emergência
O presidente Barack Obama declarou estado de emergência na região e ordenou que cerca de 200 membros de equipes de emergência federais se unam às operações de resgate em Oklahoma.
A governadora do Estado, Mary Fallin, disse que foi um dia trágico para o Estado.
Sobreviventes da tragédia deram a dimensão da força da tormenta.
'Nós nos trancamos no porão quando vimos o tornado chegando', contou Ricky Stover. 'O barulho foi só aumentando e de repente a força do vento arrebentou o trinco e só sentimos vidros e todo o resto voando na nossa direção. Achamos que íamos morrer', disse Stover, enquanto observava o que sobrou de sua casa.
O meteorologista Rick Smith Norman, do Serviço Nacional de Meteorologia, disse à BBC que esse foi o tornado mais forte que ele já viu em 20 anos de carreira.
'A devastação causada pelo tornado da segunda-feira não se compara à nada que já vimos antes', disse Smith.
Em 1999, a localidade de Moore já havia sido varrida por um tornado, que matou 44 pessoas e destruiu milhares de casas.
Betsy Randolph, da Patrulha Rodoviária de Oklahoma, disse à rádio local Skynews 9 que acredita que os estragos deste tornado foram maiores do que os de 1999.
No domingo, um tornado de menor dimensão atingiu um estacionamento de trailer na localidade de Shawbnee, também no Estado de Oklahoma, matando duas pessoas.
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar !!!!!!

Comprar seu Domínio

Find your Domain: