quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Coreia do Norte prepara teste nuclear tendo os EUA como alvo

A Coreia do Norte está se preparando para novos lançamentos e testes nucleares tendo como alvo seu “inimigo”, os Estados Unidos, segundo a Comissão de Defesa Nacional, em declaração reportada pela agência estatal KCNA. As informações são da agência Reuters.
O anúncio desta quinta-feira do principal órgão militar do país acontece dois dias depois de novas sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU por seu recente lançamento de um foguete de longo alcance. Em comunicado, o regime comunista liderado pelo jovem Kim Jong-un advertiu que responderá às sanções com o reforço das "capacidades militares de autodefesa, incluindo a dissuasão nuclear".
“Nós não vamos disfarçar o fato de que os vários satélites foguetes de longo alcance e testes de alto nível nuclear que vamos realizar são direcionados aos Estados Unidos”, afirmou nesta quinta a Comissão de Defesa Nacional, segundo a KCNA.
A Coreia do Norte estaria tecnicamente preparada para um terceiro teste nuclear, segundo o governo sul-coreano e observadores internacionais, e a decisão de prosseguir com os testes seria uma decisão do líder Kim Jong-un. Pyongyang realizou em 2006 e 2009 dois testes nucleares que incluíram, respectivamente, o lançamento de mísseis balísticos e uma tentativa fracassada de enviar ao espaço um foguete de longo alcance.
A maior preocupação é que Pyongyang - cujo maior aliado, a China, aprovou a mais recente resolução da ONU - possa realizar um terceiro teste usando urânio enriquecido pela primeira vez, abrindo caminho para uma bomba nuclear. Seus testes anteriores, considerados de sucesso limitado, usaram plutônio, do qual a Coreia do Norte tem pouco estoque. O comunicado do órgão militar não deu, no entanto, prazo para o teste que está sendo preparado.
Acredita-se que os atuais foguetes norte-coreanos não sejam capazes de atingir o território dos Estados Unidos, e o país ainda não teria tecnologia suficiente para montar uma ogiva nuclear de longo alcance.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar !!!!!!

Comprar seu Domínio

Find your Domain: