terça-feira, 31 de março de 2009

FOCO DE COCHONILHA DO CARMIM É CONTIDO NA PARAÍBA


Foco de Cochonilha do Carmim em palma forrageira foi contido por meio de ações coordenadas pela SFA/PB, no município de Caturité/PB. Com utilização de práticas de arranquio, lança chamas e pulverizações com água e deter-gente neutro, o ciclo biológico e reprodutivo da praga foi interrompido, e a palma pode ser aproveitada na alimentação dos animais. A área de risco de três quilômetros continuará monitorada para detectar possível presença de ninfa migrante e adultos de escape.

Suspeito de matar a estagiaria é preso pela policia do Rio

Ele foi reconhecido pela mãe da vítima, mas nega envolvimento.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Por causa de um cracha Funcional....Estagiaria é morta na frente dos Pais.

Quem tiver alguma pista dos Bandidos... Não perca tempo ... ligue logo para o Tel: 190

GOIÁS IMPLANTA EDUCAÇÃO SANITÁRIA NAS ESTRADAS

O Serviço de Sanidade Agropecuária da SFA/GO iniciou, na última semana, a implantação do projeto de Educação Sanitária montado em pontos estratégicos do Estado. Nas barreiras, o alvo são os caminhões, considerados um dos principais meios de disseminação de doenças, tanto de animais, quanto de plantas. Os caminhoneiros, abordados por agentes, recebem as instruções sobre questões como a importância da legislação, da Guia de Trânsito Animal (GTA) e dos certificados de vacinação.

terça-feira, 24 de março de 2009

BRASIL POSSUI 12% DA ÁGUA DOCE DO MUNDO

No Dia (23) é o Dia Mundial da Meteorologia. A data será celebra-da pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com um seminário, às 15h, na sede do Inmet, em Brasília. O ministro Reinhold Stephanes faz a abertura do evento que dá início às come-morações do centenário de criação do Instituto (18 de novembro). Estão programados os lança-mentos de selos comemorativos, pelos Correios; do Prêmio Inmet de Reportagem e, ainda, a homenagem ao pesquisador Adalberto Serra, que dará nome ao auditório do Instituto.

AGROTÓXICOS SÃO APREENDIDOS EM GOIÁS


Operação realizada pela Superintendência Federal de Agricultura em Goiás, em conjunto com a Polícia Federal, apreendeu agrotóxicos ilegais no comércio de Anápolis/GO. Foram 800 litros de produtos sem registro no Mapa. Também não possuíam bula, número de lote, classificação toxicológica, nome e porcentagem de cada princípio ativo e ingredientes inertes, alerta de produto tóxico, além de ter o CNPJ inválido. O comerciante dos agrotóxicos ilegais foi conduzido à Polícia Federal.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Mulher Louca confessou ter batido em babá e filho é transferida para Campinas

Lula Cai

Aprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva cair cinco pontos percentuais

Está na web lista de empresas proibidas de serem contratadas pelo poder público

O Portal da Transparência do Governo Federal permite identificar as empresas proibidas de contratar com o poder público. Por meio do Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Sancionadas (Ceis) é possível verificar a data da sanção e tipo (suspensão ou declaração de inidoneidade), o período de vigência e o órgão da administração pública federal, estadual ou municipal que a aplicou.

O principal objetivo é servir de referência em processos de compras para os órgãos da administração pública. É também uma ferramenta de transparência para a sociedade.

Outra pesquisa que também pode ser feita no portal é sobre os recursos federais transferidos da União para estados, municípios e Distrito Federal, bem como gastos do governo em compras ou contratação de obras e serviços, incluindo diárias, material de expediente e equipamentos.

GOIÁS TERÁ PLANO PARA COMBATE AO GREENING

Visita à Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro, ao Fundecitrus e ao Centro Apta Citros Sylvio Moreira, em São Paulo, vai subsidiar técnicos na elaboração do Plano de Contingência para o Greening, no Estado de Goiás. Participam da programação, mar-cada para o período de 23 a 27 de março, representantes da SFA/GO, Lanagro, Secretaria da Agricultura, Embrapa e Associação de Citricul-tores. O objetivo é capacitar os profissionais na identificação de plantas sintomáticas e apresentar experiências bem-sucedidas de combate ao greening.

EMBRAPA DESENVOLVE SISTEMA RASTREADOR DE BENS

A unidade Informática Agropecuária da Embrapa está desenvolvendo sistema para controlar os bens patrimoniais com identificação por rádio frequência (RFID), que emite e capta dados por sinais específicos, desde agosto de 2007. O maior diferencial é gerar tecnologia, de baixo custo, que permita o controle eficiente do patrimônio, em ambiente com barreiras, ou seja, portas, divisórias e paredes, diminuindo a interferência humana para verificação e localização de bens.

GOVERNO REVISARÁ AS APOSENTADORIAS POR INVALIDEZ

As aposentadorias por invalidez no serviço público serão revistas pelo Ministério do Planejamento, a partir de abril. Os benefícios já homologados e aqueles passíveis de revisão serão reavaliados em módulo do Siape. O sistema deverá inibir também a quantidade de atestados médicos, pois vai registrar e informar quem atingiu 15 dias de licença médica ao ano. A partir de então, esses servidores terão de passar por perícia médica oficial.

quarta-feira, 11 de março de 2009

QUALIDADE VEGETAL É TEMA DE ENCONTRO DO MARANHÃO

A SFA/MA realiza a 3ª Reunião do Subgrupo de Trabalho da Qualidade Vegetal (SGTQV-2), até esta quinta-feira (12). O encontro trata da alteração da Instrução Normativa nº 2/01, que aprovará o regulamento técnico para credenciamento de pessoas jurídicas na classificação de produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico. Participam da reunião técnicos do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

FUNDAÇÃO BILL GATES E EMBRAPA FIRMAM PARCERIA

A Fundação Bill e Melinda Gates e a Embrapa vão firmar parceria para transferência de tecnologias sobre fixação biológica de nitrogênio para a África, ainda neste ano. Pesqui-sadores das unidades Soja (PR) e Embrapa Cerrados (DF) se reuniram com o coordenador de desenvolvimento agrícola da Fun-dação, nessa sexta-feira (6) para tratar do projeto. Foram debatidas também alternativas para aumentar a produtividade agrícola em até 11 países da África subsaariana.

terça-feira, 10 de março de 2009

CEASAMINAS E EMATER/MG DEBATEM IMPLANTAÇÃO DO MLP

A CeasaMinas contará com o apoio dos técnicos da Emater/MG na divulgação do sistema de gestão da comercialização para os agricultores no Mercado Livre do Produtor (MLP) do entreposto de Contagem. A orientação será diretamente no campo, com trabalho da Emater/MG nos escritórios regionais e locais dos principais municípios ofertantes da CeasaMinas. Está previsto o lançamento de uma cartilha para orientar os produtores da região.

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL DE SUÍNOS É TEMA DE CURSO

Ações previstas no documento Atualização em Inseminação Artificial de Suínos é o tema do curso que a unidade Suínos e Aves da Embrapa, em Concórdia/SC, promove nos dias 13 e 14 de abril. Com 25 vagas, as inscrições encerram-se no dia 27 de março e podem ser feitas pelo site www.cnpsa.embrapa.br, no link Eventos, com o nome Curso de Inseminação Artificial em Suíno. A taxa de inscrição é de R$ 250,00. Mais informações pelo telefone (49) 3441-0400 ramal 480.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Policial Militar espanca Ex mulher no estacionamento do Palácio do Buriti

BRASIL E CANADÁ FECHAM ACORDO DE COOPERAÇÃO

Um memorando de enten-dimento que estabelece maior cooperação para pesquisa, treina-mento, transferência de tecnologia e desenvolvimento do setor agrí-cola e da agroindústria foi assina-do, nessa quarta-feira (4), pelo diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, e a vice-ministra da Agricultura do Canadá, Yaprak Baltacioglu. O acordo dará mais ênfase à ciência, tecnologia e inovação, assim como ao comér-cio do agronegócio entre o Brasil e o Canadá.

quarta-feira, 4 de março de 2009

FÁBRICAS CLANDESTINAS SÃO INTERDITADAS EM ALAGOAS

Duas fábricas clandestinas de alimentos para animais no agreste de Alagoas foram autuadas e interditadas após fiscalização da Superintendência Federal de Agricultura no estado. As fábricas, que operavam sem registro no Mapa, também fabricavam, manipulavam, arma-zenavam e comercializavam pro-dutos com padrões de garantias nutricionais e microbiológicas inadequados. Foram apreen-didas, ainda, 61 toneladas de pro-dutos para alimentação animal.

Planejamento autoriza concurso para 279 vagas no Ministério da Agricultura

O Ministério do Planejamento publicou, na edição dessa terça-feira (3), do Diário Oficial da União, a portaria nº 38 autorizando a realização de concurso público para o preenchimento de 279 vagas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A seleção prevê o provimento de 279 cargos do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), sendo 248 para agente administrativo e as demais vagas distribuídas para administradores (18), analistas de sistemas (6), contadores (5) e economistas (2)

O objetivo do concurso é a substituição de 310 postos de trabalhadores terceirizados, de acordo com o Decreto nº 2.271/97. O prazo para publicação de edital pelo Mapa é de até seis meses.

Superintendência prioriza exportação no Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte é o único estado brasileiro que exporta, para os Estados Unidos, simultaneamente, três frutas tropicais: melão, manga e mamão. O agronegócio para exportação é uma das ações mais importantes na SFA/RN. Acordo com o governo americano estabelece a certificação de origem, que exige o acompanhamento técnico desde o plantio.
Outro produto de destaque no processo de exportação é o pescado, principalmente camarão e peixe, que ocupa o segundo lugar nacional, ficando o primeiro com o Ceará. Os maiores importadores de pescado do Estado são França e Espanha. A SFA/RN conquistou o espaço na exportação por conta de sua atuação que inclui o acompanhamento pelos setores de defesa agropecuária: o Vigiagro, que fiscaliza as fronteiras; o Sedesa, que controla doenças animais e vegetais e monitora os insumos para uso veterinário e agrotóxicos.