Operação Tornado Desmantela Grupo de Extermínio na Baixada Fluminense
Operação Tornado Desmantela Grupo de Extermínio na Baixada Fluminense
Na manhã desta quinta-feira (25), a Polícia Civil do Rio de Janeiro, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual, prendeu membros de um grupo de extermínio que operava na Baixada Fluminense, especificamente na localidade de Delamare, em Japeri, município com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. A operação, batizada de Tornado, visou desarticular a quadrilha responsável por assassinatos motivados por razões triviais, como dívidas de aluguel e pequenos furtos.
Por meio de interceptações telefônicas autorizadas judicialmente, os investigadores constataram a crueldade do grupo. Uma das vítimas foi executada devido a uma dívida de aluguel, outra por cometer furtos na região, e um terceiro caso envolveu um homicídio à luz do dia, com múltiplos disparos, intencionalmente realizado em público para servir de advertência à comunidade. As escutas revelaram ainda que os criminosos planejavam assassinatos não apenas em Japeri, mas também em Queimados, município vizinho.
A operação cumpriu 15 mandados de prisão temporária por homicídio e formação de quadrilha armada, além de 21 mandados de busca e apreensão. Quatro suspeitos permanecem foragidos. Segundo o delegado Carlos Augusto da Silva, titular da delegacia de Japeri, as investigações começaram em 2010, impulsionadas pelo aumento de homicídios na região. Ele revelou que o grupo também atuava como matadores de aluguel, cobrando R$ 1 mil por execução.
A Polícia Civil acredita que a quadrilha operava desde 2010, período em que os primeiros crimes começaram a ser investigados, consolidando um rastro de violência na Baixada Fluminense.
Post Comment
Nenhum comentário
Não deixe de comentar !!!!!!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.