A campanha para eliminar as armas químicas da Síria teve início no dia 6 de outubro, com a participação de especialistas da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) e da ONU. O processo envolveu a destruição de ogivas, bombas e equipamentos usados para a mistura de agentes químicos.
A ação ocorre após o governo sírio fornecer novas informações sobre seu programa de armamentos, além da declaração inicial feita em setembro. O Conselho de Segurança da ONU determinou que o país deveria eliminar totalmente seu estoque de armas químicas, e os especialistas passaram a supervisionar o desmantelamento desse arsenal.
O porta-voz da ONU, Martin Nesirky, informou que o diretor-geral da OPAQ, Ahmet Üzümcü, comunicou o conselho executivo da organização sobre os detalhes adicionais entregues pela Síria. Os dados estão sendo analisados e devem ser revisados antes de novas atualizações serem divulgadas.
Enquanto diplomatas ocidentais avaliam as informações fornecidas pelo governo sírio, o trabalho de destruição das armas continua, seguindo as determinações internacionais para evitar o uso desses armamentos em conflitos futuros.
Não deixe de comentar !!!!!!