De acordo com Joaquim Mendes Ferreira, coordenador do laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foram difundidos boatos de que a costa nordestina seria afetada por um tsunami em função do tremor, porém a informação não há essa possibilidade, já que a magnitude do sismo e o tipo de movimento (transcorrente, movimento horizontal). “Para se gerar um tsunami é necessário que o movimento seja vertical, quando a água do mar pode ser empurrada ou descida, abruptamente. E não foi o que aconteceu”, disse o Joaquim Mendes.
No momento do alerta, todas as unidades do Corpo de Bombeiros da capital e a Defesa Civil Estadual foram acionadas ficando em prontidão para atuarem a qualquer momento. Assim que os resultados dos tremores foram divulgados pelo laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a ação dos bombeiros foi normalizada.
Fonte: Tribuna do Norte
O mapa de localização e o registro na estação de Riachuelo (RCBR), Gravatá (GRBR) e Pau dos Ferros (PFBR) foram determinantes para definir os resultados do tremor deste domingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não deixe de comentar !!!!!!