O secretário-geral da OTAN, Jaap de Hoop Scheffer, rejeitou, esta terça-feira, o reconhecimento pela Rússia da independência das regiões separatistas georgianas da Ossétia do Sul e da Abkházia, por considerar que se trata de uma violação da integridade territorial da Geórgia.
"Trata-se de uma violação directa de várias resoluções da ONU sobre a integridade territorial da Geórgia, resoluções que foram aprovadas pela própria Rússia", declarou Jaap de Hoop Scheffer num comunicado divulgado em Bruxelas.
"As acções da Rússia ao longo das últimas semanas levantam dúvidas sobre o empenho da Rússia em assegurar a paz e a segurança no Cáucaso. A OTAN apoia firmemente a soberania e a integridade territorial da Geórgia e apela à Rússia para que respeite esses princípios", afirmou.
EUA: Reconhecimento da independência pela Rússia é "extremamente infeliz"
A chefe da diplomacia norte-americana, Condoleezza Rice, considerou o reconhecimento pela Rússia da independência das regiões separatistas georgianas da Abkházia e da Ossétia do Sul "extremamente infeliz".
A secretária de Estado norte-americana afirmou que os Estados Unidos continuam a considerar a Abkházia e a Ossétia do Sul como "parte (integrante) das fronteiras da Geórgia internacionalmente reconhecidas" e que usarão o seu poder de veto no Conselho de Segurança da ONU para bloquear qualquer tentativa russa de alterar esse estatuto. Rice considerou também que, com esta decisão, o presidente russo não está a honrar os compromissos assumidos pela Rússia no cessar-fogo assinado com a Geórgia sob os auspícios da União Europeia.
A Rússia reconheceu, esta terça-feira, a independência das duas repúblicas separatistas da Geórgia, decisão rapidamente condenada por vários governos ocidentais que, nos últimos dias, têm contestado a manutenção de tropas russas no território georgiano.
Fonte: Jn Sapo - Jornal de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não deixe de comentar !!!!!!