segunda-feira, 26 de março de 2012

Terremoto 7,1 deixa feridos no Chile

Santiago, 26 Mar 2012 (AFP) -O terremoto de magnitude 7,1 que atingiu o centro do Chile na tarde de domingo, considerado por especialistas como uma réplica do terremoto ocorrido em 2010, deixou um saldo de 14 feridos e obrigou 25.000 pessoas a abandonar suas casas preventivamente pelo risco de tsumani, que pouco depois foi descartado.
O tremor deixou um saldo total de 11 feridos na região do Maule, dois na região metropolitana e um no Biobio, confirmou em um último balanço o diretor do Escritório Nacional de Emergências (ONEMI), Miguel Ortiz.
"É uma réplica tardia do terremoto de 27 de fevereiro (de magnitude 8,8), segundo o serviço sismológico nacional. É preciso lembrar que depois de um terremoto das características do de 27 de fevereiro podem ser esperadas réplicas mesmo depois de cinco anos", disse Ortiz.
Segundo dados oficiais, 24.283 pessoas foram retiradas de forma preventiva de suas casas entre as regiões de Valparaíso e Biobio. Imediatamente depois do terremoto, a ONEMI decretou uma evacuação preventiva que foi cancelada minutos depois, quando o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada descartou um risco de tsunami.
No entanto, depois de algumas observações que detectaram um recolhimento do mar de cerca de 40 metros, a ONEMI reativou a evacuação preventiva na região do Maule durante cerca de duas horas. Em outras regiões, pessoas saíram de suas casas de forma voluntária para se proteger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar !!!!!!

Comprar seu Domínio

Find your Domain: