terça-feira, 23 de agosto de 2011

Rebeldes tomam complexo de Kadafi em Trípoli

"Centenas" de rebeldes invadiram o complexo do líder líbio, Muammar Kadafi, em Trípoli, informa a agência AP, citada pelo jornal The Guardian. A rede árabe Al Jazeera, noticia que alguns insurgentes conseguiram inclusive penetrar no interior da residência do coronel. Momentos atrás, a informação era de que um primeiro portão do reduto de Kadafi em Bab al-Aziziya havia sido rompido pelos rebeldes, que tomam a capital líbia desde sábado. O quartel general do ditador líbio é o centro de operações do governo desde que os líbios iniciaram a onda de protestos, há cerca de seis meses.
A agência EFE informa, com base em citando redes árabes de televisão, que as unidades armadas dos rebeldes líbios já "controlam totalmente" o palácio de Bab al-Azizyia. Fontes ouvidas por essas emissoras indicam que os rebeldes não encontraram resistência na tomada do palácio, enquanto que no telhado da mansão já tremula a bandeira monárquica líbia com as cores vermelha, preta e verde usada pelas forças opositoras. Uma repórter da CNN conversou com um rebelde que até mesmo comunicou que a batalha já teria acabado.
Diversas agências reportam que rebeldes atiram ao céu de Trípli em comemoração do avanço, que pode significar o golpe final no governo de Kadafi, inicado em 1969 após um golpe que terminou o reinado do Rei Idris. O paradeiro do coronel é incerto, embora a agência russa Interfax tenha noticiado no início da tarde desta terça que Kadafi permenece em Trípoli e não tem intenções de deixar o país. Ontem, o Pentágono também confirmou que não tem informações que Kadafi tenha deixado a Líbia. Em coletiva concedida em Banghazi, o Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão da liderança rebelde, garantiu que esperam encontrar Kadafi vivo para pode submetê-lo a um julgamento.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar !!!!!!

Comprar seu Domínio

Find your Domain: