A Queda de Trípoli: Rebeldes Avançam Contra o Regime de Khadafi

Roberto Farias
By -
1 minute read
0

A cidade de Trípoli, na Líbia, transformou-se em palco de intensos combates enquanto forças rebeldes avançavam contra o regime de Muamar Khadafi. Após conquistar grande parte da capital, os insurgentes enfrentavam resistência nos arredores do quartel-general Bab al-Azizia, onde se especulava que Khadafi pudesse estar escondido.

O Mistério Sobre Khadafi e Seus Aliados

O paradeiro do líder líbio seguia incerto. Desde maio, ele não aparecia em público, limitando-se a divulgar mensagens gravadas. Enquanto os rebeldes se aproximavam, rumores indicavam que Saif al-Islam, filho de Khadafi, havia sido capturado, assim como Mohammed Khadafi, que supostamente se rendeu.

O Levante Popular e os Últimos Confrontos

No coração de Trípoli, a Praça Verde, que antes simbolizava a força do governo, foi tomada por manifestantes que rasgavam bandeiras do regime e destruíam retratos de Khadafi.

Apesar do avanço rebelde, bolsões de resistência ainda permaneciam ativos em várias partes da cidade. De acordo com um porta-voz do governo líbio, cerca de 65 mil soldados seguiam leais a Khadafi, embora algumas unidades já tivessem se rendido.

Intervenção da Otan e o Futuro da Líbia

Os rebeldes contaram com apoio aéreo da Otan, que justificava seus ataques como uma medida para proteger civis. Enquanto batalhas sangrentas ainda ocorriam em diversos bairros, o Conselho Nacional de Transição afirmou que poderia encerrar sua ofensiva caso Khadafi anunciasse sua saída do poder.

O destino da Líbia, agora à beira de uma nova era, ainda depende do desfecho dos combates em Trípoli e da resposta do regime frente ao colapso iminente.


Postar um comentário

0Comentários

Não deixe de comentar !!!!!!

Postar um comentário (0)