sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ceplac comemora o Dia Internacional do Cacau

O Dia Internacional do Cacau é comemorado em todo mundo no primeiro domingo do mês de junho. Em 2011, a data será comemorada no dia 5 de junho. No Brasil, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) vai promover a 53ª edição do Encontro Comemorativo que terá como tema Modernização da Gestão da Cacauicultura, para comemorar o Dia do Cacau. O evento será realizado no auditório da Superintendência de Desenvolvimento da Região Cacaueira do Estado da Bahia.
De acordo com o coordenador do encontro e chefe do Serviço de Planejamento da Superintendência, Mário Tavares, a revisão dos conceitos e práticas agrícolas e gerenciais da produção é um desafio não apenas para pesquisadores e extensionistas da instituição, mas também para o próprio produtor de cacau. “Para este ano, a comissão organizadora apresentou como tema a gestão e sua modernização. No cotidiano se faz o planejamento de atividades e este é o passo inicial da gestão: acompanhar, avaliar e retroalimentar suas ações no dia-a-dia”, explica. “Nosso interesse é despertar a necessidade de o produtor olhar a sua produção agrícola como um negócio que precisa ser pensado e dinamizado para obter sucesso e rentabilidade”, disse Tavares.
A abertura do evento está prevista para as 10h com o lançamento da publicação Indicação de Variedades de Cacaueiros para Uso Comercial, pelo chefe do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), Adonias de Castro Virgens Filho. Também será lançada a cartilha Gestão Moderna da Cacauicultura”, pelo chefe do Centro de Extensão da Ceplac (Cenex), Sérgio Murilo Correia Menezes. Em seguida, está programada uma homenagem especial com anúncio do Destaque da Agricultura Familiar e Cacauicultor do Ano. O encerramento do encontro será feito pelo Diretor da Ceplac Jay Wallace da Silva e Mota.
O Dia Internacional do Cacau foi criado em Turrialba, Costa Rica, em 1958, por sugestão do cientista americano Robert Fowler, durante uma conferência interamericana que reuniu especialistas em cacau de todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar !!!!!!

Comprar seu Domínio

Find your Domain: