terça-feira, 19 de junho de 2012

Ahmadinejad chega hoje no Rio para a conferência Rio+20

Rio de Janeiro – O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, embarcou na última segunda-feira (18/6) em La Paz, na Bolívia, rumo ao Rio de Janeiro. A previsão é que ele chegue nesta terça (19/6) ao Brasil, de onde segue para a Venezuela. Ahmadinejad pediu uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff para tratar de uma agenda bilateral, mas o encontro ainda não foi confirmado pela Presidência da República do Brasil.
Ahmadinejad visitou pela última vez a América Latina em janeiro e fez paradas na Venezuela, Nicarágua, no Equador e em Cuba. O iraniano participa da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
A visita dele ao Rio gerou protestos no último domingo (17/6) em Ipanema, um dos bairros mais famosos da cidade, reunindo manifestantes que protestaram contra o que chamaram de política discriminatória do governo iraniano.
Antes de viajar para o Brasil, Ahmadinejad passou um dia em La Paz, na Bolívia. Na conversa com o presidente boliviano, Evo Morales, foi definida a ampliação das relações comerciais e parcerias para a construção de quatro fábricas de produtos lácteos, além de um hospital e da diversificação no setor agrícola.
Ahmadinejad convidou Morales para participar da Cúpula dos Países Não Alinhados, que ocorrerá em agosto em Teerã, capital iraniana. O movimento dos países não alinhados reúne mais de 100 países em desenvolvimento que pretendem construir um caminho próprio e independente em relação às nações desenvolvidas.
Na última etapa da viagem à América Latina, Ahmadinejad irá à Venezuela para reuniões com o presidente Hugo Chávez. Ambos são amigos, além de parceiros políticos e comerciais tradicionais. Chávez fez nove viagens a Teerã nos últimos 13 anos, enquanto Morales visitou o Irã duas vezes.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Ali Akbar Salehi, o vice-presidente executivo de Relações Exteriores, Hamid Baqaei, e o vice-presidente para Assuntos Internacionais, Ali Sa'eedlou, acompanham Ahmadinejad nas viagens.
Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar !!!!!!