sábado, 5 de maio de 2012

Fim de semana terá a maior Lua cheia de 2012


Olhe no calendário desta semana, se você tem um daqueles que mostram as fases da Lua, vai ver que será Lua Cheia neste domingo (6). Na verdade, a Lua cheia ocorre às 0h35 de domingo, mas ela “começa” no entardecer de sábado e esta será uma “super” Lua Cheia.
Uma Lua cheia não é exatamente igual à outra. A órbita da Lua, assim como de todos os outros corpos celestes, não é exatamente um círculo, mas sim uma elipse. Algumas mais, outras menos pronunciadas, mas o fato é que a distância da Terra à Lua nunca é sempre a mesma sobre sua órbita. A posição em que a Lua está mais próxima da Terra chama-se perigeu. O oposto, quando a Lua está mais afastada, chama-se apogeu. A diferença entre apogeu e perigeu é de uns 50 mil km. Todas a vezes em que ocorre uma Lua Cheia em um perigeu, ela parece maior e mais brilhante. É isso o que vai acontecer neste fim de semana. O termo científico para esse fenômeno é “Lua do perigeu”.
Nesse final de semana, a Lua estará cheia exatamente 1 minuto após ter passado pelo seu perigeu e dessa maneira ela parecerá 14% maior e 30% mais brilhante do que todas as outras Luas Cheias do ano. Mas será que vai dar para perceber? Bem, esta é uma pergunta difícil de se responder, pois não haverá outra Lua Cheia no céu para comparar. A melhor hora para se observar uma Lua do perigeu é quando ela está nascendo, na linha do horizonte. Por razões ainda não totalmente compreendidas pelos astrônomos – nem pelos psicólogos – a Lua parece ser exageradamente grande quando próxima do horizonte. Desta vez, essa ilusão de óptica irá potencializar o efeito do tamanho extra desta Lua Cheia. Ótima oportunidade para se tirar fotos bonitas e impressionantes.
Fora isso, são esperadas marés mais altas que o normal, mas apenas 5 cm mais altas. Em casos extremos, 15 cm no máximo.
Por falar em oportunidade, aqui vão duas dicas de cursos introdutórios de astronomia ministrados pelos meus colegas da USP. Um deles é voltado para o público em geral, com mais informações em http://www.astro.iag.usp.br/eventos/introducao_aa_2012.htm
O outro é voltado para professores, com mais informações em: http://www.astro.iag.usp.br/eventos/visaogeral2012.htm
Fonte: G1-Observatório

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar !!!!!!

Comprar seu Domínio

Find your Domain: