sexta-feira, 20 de abril de 2012

Fisco intima 158 mil contribuintes com indícios de fraude no IR

A Secretaria da Receita Federal informou nesta sexta-feira (20) que foram intimadas inicialmente neste ano, até 15 de abril, 158.094 contribuintes com indícios de fraudes no Imposto de Renda (IR). De acordo com o subsecretário de Fiscalização da Receita Federal, Caio Marcos Cândido, os indícios de fraudes estão localizados nas declarações entregues em 2011, ano-base 2010.
"As declarações deste ano ainda estão sendo recebidas", informou ele. O Fisco anunciou ainda que pretende iniciar a fiscalização de outros 200 mil contribuintes neste ano, o que poderá englobar as declarações relativas já ao ano de 2012, ano-base 2011, que começaram a ser entregues no início de abril. O prazo final para apresentar o documento vai até 30 de abril.
De acordo com o órgão, foram priorizados, nos procedimentos de fiscalização que foram iniciados neste ano, as seguintes práticas: operações vinculadas à variação patrimonial a descoberto; omissão de rendimentos por profissionais liberais, ganho de capital decorrente da alienação de bens imóveis; atividade rural; operações em bolsas de valores; além da chamada "remuneração disfarçada" (com a utilização de previdência privada ou pela remuneração por ações - "stock options").
Entre as fraudes inicialmente identificadas, classificadas como "diferentes" neste ano pela fiscalização da Receita Federal, estão os pagamentos a médicos no exterior, abrangendo 760 operações. "Os nomes dos médicos foram cruzados para verificar a existência do profissional no exterior e todos os pagamentos não confirmados serão glosados pelo Fisco", informou.
Além disso, também foram registradas fraudes nos pagamentos de pensão alimentícia. Foram identificadas, segundo o órgão, situações de não conformidade entre o valor deduzido a título de pensão alimentícia (pelo alimentante) e o valor informado como recebido (pelo alimentado). Também foram identificadas fraudes nos pagamentos a previdências privadas.
No ano passado, 385 mil contribuintes pessoa física foram intimados pela Receita Federal, o que resultou no lançamento do crédito tributário de R$ 5,8 bilhões (imposto devido, multas e juros). No caso de haver fraudes nas declarações do Imposto de Renda, o Fisco informou que a multa é de 150%.
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar !!!!!!

Comprar seu Domínio

Find your Domain: