terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Câmara Legislativa do Distrito Federal aponta os deputados distritais mais faltosos em 2011

Em 2011, os deputados distritais Patrício (PT), Benedito Domingos (PP), Benício Tavares (PMDB, cassado por compra de votos e abuso de poder econômico) e Cristiano Araújo (PTB, atual secretário de Ciência e Tecnologia) foram os que mais faltaram às sessões deliberativas na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
De acordo com o relatório de presença dos deputados divulgado pela Diretoria Legislativa da Câmara, todas as faltas registradas pela Casa nas 116 sessões deliberativas ordinárias de 2011 foram justificadas de acordo com a resolução 228, de 2007. O texto lista ocasiões especiais em que o parlamentar pode se ausentar das sessões sem ter o salário descontado.
Problemas de saúde, participação em solenidades oficiais e entrevistas à rádio e televisão estão entre as possíveis justificativas de falta. Segundo a assessoria de imprensa da Câmara Legislativa, não há um limite para o número de ausência justificadas.
O relatório de presença de 2011 mostra que Benício Tavares foi o que mais faltou, 34 vezes, o equivalente a 1/3 das sessões. No ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral do DF cassou o mandato de Tavares por compra de votos e abuso de poder econômico. A decisão foi confirmada com unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral. Sua vaga ficou com Robério Negreiros (PMDB), empossado no início deste mês.
A assessoria de imprensa do ex-deputado afirmou que todas as faltas foram por motivo de saúde. Tavares é tetraplégico e, segundo seu assessor, recebia recomendações médicas para ficar em repouso sob o risco de falência de alguns órgãos.
Os distritais Patrício (23 faltas), Benedito Domingos (21) e Cristiano Araújo (21) vêm em seguida. Domingos também alegou questões de saúde. Segundo sua assessoria, ele teve um problema no ombro, realizou um tratamento e ficou 30 dias em casa com atestado médico no mês de abril.
A assessoria de Patrício, que é presidente da Casa, disse que seu dia-a-dia é mais atarefado por causa do cargo e que ele cumpre agenda também fora da CLDF, em viagens e reuniões no Congresso Nacional e com o GDF.
Araújo, que se licenciou em 17 de outubro para assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia, apresentou a mesma justificativa. Por meio de nota, o secretário disse que faltou às sessões para se reunir com líderes comunitários e representantes dos governos local e federal.
“O exercício do mandato parlamentar não se limita apenas ao plenário, ao contrário do que pensa a maioria. A Câmara Legislativa é um órgão colegiado para que, mesmo com a ausência de alguns de seus membros, o trabalho não pare”, disse o secretário.
Os deputados distritais voltam do recesso parlamentar de fim de ano no dia 1º de fevereiro.
Fonte:G1-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar !!!!!!

Comprar seu Domínio

Find your Domain: