terça-feira, 31 de maio de 2011

Bahia - Presos: Delegado, seis agentes da policia civíl e major da Policia Militar

Operação conjunta da Secretaria de Segurança Pública e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco), do Ministério Público da Bahia, resultou na prisão do delegado de Camacan, de seis agentes da polícia civil, de um major da Polícia Militar e de um empresário na manhã desta terça-feira (31).
A operação pretende cumprir 21 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão - expedidos pelo juiz de Direito em exercício na Vara Crime da Comarca de Camacan -, relacionados a crimes de extorsão, tráfico de drogas, homicídio, formação de quadrilha e receptação de carga roubada em Salvador e nas cidades de Vitória da Conquista, Camacan, Ilhéus e Itabuna.
Durante a operação, também teria sido preso o empresário do ramo de cerais Edvan Ribeiro, marido da empresária Katia Cristina Lima dos Santos, 31 anos, que foi assassinada dentro do carro na porta de uma Igreja da cidade de Camacan, no dia 28 de outubro de 2010.
As informações ainda não foram confirmadas pelo coordenador da Polícia Civil, delegado Moisés Damasceno e, segundo a assessoria da Secretaria de Segurança Pública, o balanço da ação policial, que foi batizada como Operação Esfinge, só será divulgado na tarde desta terça.
Entenda o caso
A empresária Katia Cristina foi morta a tiros quando saía de uma igreja na cidade de Camacan, no sul da Bahia. De acordo com informações de testemunhas, o bandido já chegou atirando. Katia Cristina foi baleada na cabeça em frente à igreja Assembléia de Deus.
Kátia, que era esposa do empesário Edvan Ribeiro, estava com os dois filhos e a mãe no momento em que foi assassinada. Ela chegou a ser encaminhada à Fundação Hospitalar de Camacan, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Fonte: Radar64

NASA divulga foto de onde termina a atmosfera do planeta Terra e começa o espaço

NASA divulgou nesta terça-feira a foto tirada por astronautas da ISS que deixa claro onde termina a atmosfera do planeta Terra e começa o espaço. A imagem foi tirada quando o ônibus espacial Endeavour ainda se encontrava acoplado à ISS. A nave atualmente faz o caminho de retorno à Terra. O pouso será nesta quarta-feira (1º de junho), no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA), e está previsto para a 1h35 (horário de Brasília).
Fonte: Folha

Policiais Militares suspeitos de praticarem roubos em caixas eletrônicos

O Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado  desencadeou uma operação nesta terça-feira para prender policiais militares suspeitos de pertencer a uma quadrilha especializada em roubos de caixas eletrônicos na Grande São Paulo.
 Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), já foi cumprido seis mandados de prisão - entre os presos, estão quatro policiais militares, um ex-policial e outra pessoa ainda não identificada. Outros 13 mandados de busca e apreensão ainda estão sendo cumpridos pela polícia, informa o Deic.

Ultrabook - A Intel lança o novo padrão de computador portatil

A nova aposta da Intel para o mercado de portáteis foi anunciada hoje na Computex 2011, em Taipé (Taiwan). O Ultrabook, nova categoria de notebooks com alta capacidade de processamento, preço competitivo e espessuras mínimas foi anunciado hoje na feira de tecnologia asiática.Segundo o vice-presidente executivo da Intel, Sean Maloney, a "computação está tomando várias formas" e que os Ultrabooks serão a transição entre o PC convencional e os tablets. A empresa espera que até 2012, 40% dos consumidores de notebooks tenha Ultrabooks da Intel. Maloney definiu o Ultrabook como um híbrido de laptop-tablet, com boots rápidos, com telas sensíveis ao toque e preço inferior a mil dólares.
Junto com a Asus, a desenvolvedora de processadores, anunciou hoje uma linha de computadores da nova categoria. Baseados em processadores Intel Core (i5 e i7), os novos aparelhos têm menos de 20 milímetros de espessura e pesam menos de um quilo. O primeiro modelo anunciado nessa linha foi exibido ontem no stand da Asus na Computex, com lançamento oficial hoje.
O UX21 mede 17 milímetros de espessura, pesa 1.1 quilo e usa processadores Core i7. Com corpo e teclas de metal e trackpad de vidro, o UX21 deve chegar ao mercado como um dos principais concorrentes ao MacBook Air
Fonte: G1

Funcionario Municipal é preso por usar ambulância para transportar drogas em SP

Um funcionário da Secretaria Municipal de Esportes de São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo, e outros dois homens foram presos por utilizarem uma ambulância para transportar drogas. A prisão aconteceu na noite deste domingo (29). O funcionário de 34 anos estava trabalhando para a Secretaria de Saúde no transporte de pacientes durante a Festa da Soja quando foi surpreendido. Depois de receber uma denúncia anônima do uso criminoso do veículo, a polícia foi até a casa do servidor público e encontrou crack e cocaína. De acordo com os policiais, a ambulância estava sendo usada para fazer o transporte do entorpecente. Os outros dois presos têm passagem pela polícia.Há dois meses, um funcionário do serviço de água da cidade foi detido e responde pelo mesmo crime.
Fonte:G1

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Perigo Mortal mais de 5.000 casos de dengue no Rio

Dengue na cidade do Rio de Janeiro ultrapassaram a barreira dos 50 mil infectados, alcançando o total de 50.361 notificações confirmadas. Em uma semana, a capital fluminense confirmou mais de 5.041 casos, de acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (30) pela secretaria municipal de saúde e defesa civil.O avanço da doença é alarmante, quando consideradas as taxas de infestação da doença nos diversos bairros da cidade. Em sete dias, o número de bairros com índices próximos ao considerado epidemia ou surto passaram de dois para onze, segundo a secretaria. Em Pedra de Guaratiba, Barra de Guaratiba , Jardim Sulacap, Anil, Vargem Grande, Sepetiba e Santa Cruz (zona oeste), Bonsucesso, Guadalupe e Deodoro (zona norte) e Cocotá (Ilha do Governador), as taxas de incidência de dengue alcançaram patamar acima de 300 casos a cada 100 mil habitantes, índice utilizado pela prefeitura do Rio para configurar índices próximos ao considerado epidemia.
Fonte: R7

Delegado da Policia Civíl do DF é preso acusado de atirar contra dois PMs em Goiânia

Delegado da Polícia Civil do Distrito Federal foi preso em Goiânia acusado de disparar contra dois policiais militares. Às 3h de domingo, Willy Borges de Amorim estava em uma festa na boate Santa Fé, dentro do Parque Agropecuário, quando teria urinado no camarote, na frente de algumas pessoas. A abordagem do delegado incomodou policiais militares que trabalhavam como seguranças particulares no evento. Ele acabou expulso da boate e, em meio à confusão, atirou nos policiais. Eles não correm risco de morte. Willy foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio. Às 22h de ontem, seus advogados conseguiram habeas corpus e ele deve responder ao processo em liberdade.
Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), Ciro de Freitas, Willy de Amorim estava afastado da função há pelo menos 30 dias por apresentar transtornos psicológicos. Delegado plantonista no Distrito Federal desde 2006, o delegado estaria, inclusive, fazendo acompanhamento terapêutico na Policlínica da Polícia Civil. “Ele alegou a doença e foi afastado para se tratar. Não é que ele seja um mau policial, mas estava tendo problemas no exercício da profissão”, relatou o presidente.
Após os shows da 66ª Exposição Agropecuária de Goiânia, o delegado resolveu prolongar a noite na casa noturna Santa Fé. Depois de ser expulso por policiais militares, já do lado de fora da boate, iniciou-se uma briga. De acordo com Divino Alves, o delegado deu dois disparos nas pernas do policial do Batalhão Ambiental Danilo Souza Campos e do policial do Batalhão de Choque Geogeton dos Passos Rodrigues que faziam bico na festa. Eles não estavam fardados. Outros policiais em serviço conseguiram controlar o delegado e o levaram para a Delegacia de Homicídios de Goiânia. A pistola .380 que Willy usou, segundo Ciro de Freitas, não é da corporação, apesar de ele ainda ter porte de arma. “É uma arma particular dele. Talvez a mistura de remédios com bebida pode ter resultado na alteração de humor do delegado”, especulou.
Nascido em Goiânia, Willy de Amorim trabalhou na 18ª Delegacia de Polícia, em Brazlândia, entre o fim de 2009 e o início de 2010. Recentemente, trabalhava em esquema de plantão na 30ª DP, em São Sebastião. “Ele realmente trabalhou aqui conosco, por cerca de dois meses, e nunca apresentou nenhum comportamento irregular”, confirmou o delegado chefe-adjunto da 18ª DP, Fernando Cocito. O inquérito instaurado é de tentativa de homicídio, mas pode ser alterado para lesão corporal, se identificado que o delegado agiu em legítima defesa. Há suspeita de que Willy apanhou dos PMs e atirou em sua defesa. Segundo o delegado da Regional de Goiânia, Sidney Costa e Souza, Willy vai responder por um processo criminal e outro administrativo. A reportagem do Correio procurou a direção da Polícia Civil, mas ninguém atendeu às ligações.
Fonte: Correio Braziliense

Caminhão é engolido por buraco na China

Na china um caminhão carregado de barras de ferro foi engolido por um buraco depois que a parte da estrutura de uma ponte caiu em um rio em Changchun, na província de Jilin, na China. Dois passageiros do caminhão ficaram feridos no acidente ocorrido no domingo (29).
Fonte G1

domingo, 29 de maio de 2011

skinhead foi preso na Zona Oeste de São Paulo

Um skinhead foi preso na tarde deste domingo (29) na Zona Oeste de São Paulo, de acordo com a Polícia Militar. Ele é suspeito de fazer parte de grupos de intolerância. O homem foi localizado em uma rua próxima à Cardeal Arcoverde após denúncias de ameaças de morte feitas pela companheira dele. Na casa do suspeito, foram apreendidas uma pistola, várias armas brancas, como um soco inglês e adagas, além de pedras de crack.
Também foram localizados na residência livros que pregam a intolerância e que fazem apologia ao crime. A ocorrência deverá ser registrada no 14º DP, em Pinheiros. Ele já tem passagem pela polícia. Em 2000, foi acusado de participar da morte de um adestrador de cães, espancado por um grupo skinhead na Praça da República após passear de mãos dadas com o companheiro. Durante o julgamento, não foi reconhecido pelas testemunhas e acabou solto.
Fonte:G1

Ex-BBB Diana deixa a calcinha amostra e fã elogia sua cruzada de pernas

Capa da 'Sexy' do mês de junho, a produtora reuniu seguidores em uma banca de jornal na Zona Norte do Rio. Diana deu uma cruzada de pernas à la Sharon Stone e acabou pagando calcinha enquanto autografava exemplares da revista "Sexy" da qual é capa do mês de junho. O lançamento da edição aconteceu nesta sexta-feira, 27, em uma banca de jornal no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio.

sábado, 28 de maio de 2011

Mulher bate de frente com ônibus e morre em SP

A motorista de um Pajero morreu, na manhã deste sábado (28), ao bater o veículo de frente com um ônibus no Viaduto Doutor Plínio de Queirós, que passa sobre a Avenida Nove de Julho, na Bela Vista, na região central de São Paulo. A vítima, Giuliana Mota Leopoldina, de 24 anos, perdeu o controle do veículo, atravessou o canteiro, ficou na contramão e bateu de frente com o ônibus.O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas quando o Resgate chegou ao local do acidente a motorista já estava morta. O ônibus levava 15 passageiros e ninguém se machucou.
Fonte: G1

Bomba deixa soldados australianos feridos no Sul do Afeganistão

Dois soldados australianos ficaram  feridos após o veículo ser atingido por uma bomba improvisada, O fato ocorreu quando soldados patrulhavam o sul do Afeganistão. Os soldados estão em fora de perigo após este incidente que ocorreu na ultima quarta-feira e estão hospitalizados na base de Tarin Kot, O Departamento de Defesa se pronunciou neste sábado. Os soldados faziam parte da Polícia Nacional Afegã de Operações Especiais, "Felizmente, os ferimentos foram de tal forma que eles vão ter uma recuperação completa", disse o chefe de operações conjuntas Tenente-General Ash Power.
"O impacto da explosão no veículo  foi significativamente fraco "
 Os soldados foram resgatados de helicóptero, e o veículo foi destruído para evitar o uso por  insurgentes.
O Departamento de Defesa disse que atrasou a liberação das informações sobre os soldados para que fosse concluída a operação de resgate .

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Hackers atacam sites do governo na Nigéria

Hackers atacam sites do governo da Nigéria para protestar contra o orçamento de mais de US $ 6 milhões para a posse  presidencial. Uma imagem e uma mensagem sangrenta substituiu alguns dos conteúdos do site da Comissão de Desenvolvimento e da Agência Nacional para Combate à Pobreza .  NaijaCyberHactivists Hackers que se assumiu a responsabilidade pelos ataques no Twitter. Eles ameaçaram mais ataques sábado, se o orçamento de inauguração continua. Eles também exigiram uma investigação sobre as recentes detenções de um político da oposição e outros com ele.  Presidente Goodluck Jonathan será empossado no domingo depois de vencer uma das eleições de abril marcado pela violência religiosa que deixou centenas mortos.

As gêmeas Krista e Tatiana Hogan conseguem enxergar uma pelo olho da outra

As gêmeas Krista e Tatiana Hogan, de 4 anos, tem corpos distintos mas compartilham o mesmo cérebro. E para surpresa de médicos do mundo todo, as meninas conseguem enxergar através dos olhos uma da outra e “ouvir” os pensamentos da mesma forma. Isso porque a parte do cérebro que envia as sensações físicas e motoras é a mesma para ambas.Desde que nasceram, as garotas siamesas recebem cuidados médicos constantes. Segundo o neurocirurgião pediátrico que cuida delas, Doug Cochrane, uma gêmea pode ver o que a outra vê porque recebe os impulsos eletrônicos da retina da gêmea oposta.
A mãe das garotas, Louise Felicia, disse ao jornal britânico Daily Mail que quando uma delas se machuca, a outra pode sentir também. “Se dou bronca em uma, a outra chora”, afirmou a mulher. Para a mãe, é incrível ver como as meninas agem. “Na hora de brincar, uma delas pode pegar um objeto sem saber onde ele estava porque a outra menina já tinha visto"
É impressionante”, contou a mulher. Ela soube que as gêmeas eram siamesas aos 5 meses de gravidez. “Daquele momento em diante, prometi que daria o meu melhor a elas”, afirmou Felícia. O parto de Krista e Tatiana foi uma cesárea e juntas elas pesavam pouco mais de 3 quilos.
A mãe das garotas, que também tem mais três filhos, contou ao jornal que já chegou a receber mensagens de ódio desde que as gêmeas nasceram. “Eram cartas anônimas que diziam que eu não deveria ter dado à luz a elas. Nunca liguei muito para isso.” Apesar da condição, as meninas têm uma vida saudável, mas precisam de alguns objetos adaptados para elas.
O carrinho, por exemplo, tem o assento mais largo para que as duas possam sentar juntas. Segundo a mãe, Krista é mais “mandona”, enquanto Tatiana é descontraída.
A situação das meninas é muito rara, somente oito casos de siameses que se juntam pelo cérebro foram documentados até hoje – deles, apenas três sobreviveram ao parto. Separá-las está fora de cogitação: qualquer tentativa de dividir o cérebro pode ser fatal para uma delas ou para ambas.
Fonte: www.nytimes.com

PayPal e eBay processa a Google por roubo

Google anunciou seu próprio sistema de pagamento de contas via celular chamado Google Wallet, mas foi questão de tempo para que os problemas começassem a surgir.
As empresas eBay e PayPal acompanharam este lançamento do Google, e ambas processaram o gigante da internet e mais dois executivos por “roubar segredos comerciais” para ajudar na criação da tecnologia de pagamento móvel.
O eBay acusa diretamente o projeto Wallet do Google, que levou Osama Bédier, ex-funcionário do PayPal, para repassar informações confidenciais ao Google e ajudá-lo a criar o sistema de pagamento NFC móvel, e a ex-executiva do eBay Stephanie Tilenius por quebrar um contrato na empresa de leilão e se juntar ao Google como seu vice-presidente de comércio em fevereiro 2010 – um mês antes de terminar seu contrato de consultoria. Bédier também supostamente tentou caçar funcionários do PayPal enquanto ele estava no Google.
As denúncias acusou o Google de trair um acordo. PayPal e Google esteve na iminência de concluir uma parceria que colocava o serviço PayPal como uma opção de pagamento no Android Market. Bédier teria sabotado o negócio e, potencialmente, dando ao Google uma riqueza de conhecimento técnico para ajudar o Google Wallet, incluindo, além de tudo, os grandes varejistas.
“No exato momento, quando as empresas estavam negociando e pronta para incluir o PayPal no Android, Bédier foi entrevistado para um emprego no Google”, disse eBay e PayPal.



O Google ainda não respondeu às acusações. Se as reivindicações são precisas, elas poderiam prejudicar a existência do Google Wallet, devido ao fato de se tratar de um serviço equivalente ao roubo.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Forte Atividade de Ovni's em Kansas City, Missouri

Nota divulgada pela MUFON para impresa

Kansas City, Missouri - 18 de Maio de 2011


Um grande número de telefonemas foram recebidos pela Margie, no escritório da MUFON, a respeito de objetos alaranjados e um grande OVNI prateado na noite de 14 de maio e na madrugada de 15 de maio. Os avistamentos ocorreram durante um período de 9 horas e meia das 19h00min do sábado até as 04h00m do domingo. Alguns dos relatos foram entregues formalmente à MUFON.
Uma menor de 7 anos de idade que estava com sua mae em um carro na rodovia 635, em direção ao sul, às 19h00min no dia 14 de maio. A menor disse à sua mãe que viu um grande OVNI arredondado de cor laranja se movendo entre as nuvens. A mãe que é professora da universidade de Kansas City e membro da MUFON daquela cidade.
Objetos que emitiam  luz de cor alaranjada foram vistas ao leste da rodovia I-435 seguindo rumo ao sul, abaixo dos topos das árvores, Era aproximadamente  às 21h30 horas do dia 14 de maio. Varias Testemunhas pararam seus carros no acostamento da estrada para apreciar os estranhos objetos no céus. Os objetos pareciam estar sendo ‘disparados’ de algo à mais ou menos 145 km/h. Todos eles subiram até as nuvens e desapareceram. De acordo com um agente de seguros morador do local e um amigo dele, relatou que haviam aproximadamente 125 destes objetos, os quais eles apareceram dentro de um período de meia hora.
Uma mulher viu uma objeto bem iluminado acima das nuvens na noite de sábado , dia 14 de maio, aproximadamente às 22h32min, sobre a sua cidade vizinha, seguindo na direção noroeste. O objeto não era muito definido e estava difícil de enxergar. Somente deu para ver uma grande luz circular brilhante esta sim era bem visível.
Este Objeto era enorme e tinha a cor cinza metálica e tinha forma de prato, emitia uma grande feixo luz  na horizontal e duas luzes menores no lado, foi visto em Lee’s Summit, outra cidade vizinha de Kansas City, às 04h00min da madrugada de domingo,no dia 15 de maio. Sete testemunhas relataram ter visto uma nave similar. Uma testemunha também relatou ter visto helicópteros Apache, completamente armados, sobrevoando a aréa de Lee’s Summit e Blue Springs por 7 dias antes de seu avistamento. Infelizmente estes helicópteros não estavam na área na hora do avistamento.
Além disso, vários relatos foram recebidos no mês de abril, inclusive por um policial aposentado da cidade de Raytown, que viu uma nave triangular de 15 metros, pairando sobre o seu quintal durante a madrugada, e uma ‘bola’ de mais ou menos 1,20m da altura, a 15 metros de sua cerca. A testemunha relatou  ter perdido a  percepção de tempo por quase 2 horas.
Fonte: www.examiner.com

“Noite da Xoxota louca” faz sucesso na internet


Vídeo de festa inusitada que acontece no povoado de Maranhão Novo, no estado do Maranhão é sensação na internet.Intitulado de “xoxota louca”  é um desfile promovido para eleger a garota mais bonita da  festa. A animação da festa é feita pelo  DJ de nome  CURINALDSON. O vídeo foi exibido por reportagem feita pelo programa Domingo Espetacular da Rede Record.

Família procura jovem desaparecida há cinco dias em Campo Grande

Muitas perguntas e nenhuma resposta. Assim que a vendedora Eliana Barbosa da Silva, 39 anos, mãe de Marielly Barbosa Rodrigues, 19 anos, definiu a aflição pelo desaparecimento da filha, que completou cinco dias nesta quinta-feira (26). A jovem mora em um condomínio no Jardim Petrópolis, região oeste de Campo Grande. Eliana conta que a filha saiu de casa na tarde de sábado (21) dizendo que ia tratar de um assunto e não deu muitos detalhes. "Ela só falou que ia sair, não faço a menor ideia com quem. Ela sempre avisava para onde ia, com quem ia e não era de ficar andando sozinha."

A mãe disse que estranhou o fato da filha não ter aparecido em casa até às 22 horas do sábado e não ter avisado. "Então, eu liguei nos dois celulares dela e deu desligado. Depois, liguei para uma amiga e para o namorado dela." Após telefonar para várias pessoas e não ter notícias da moça, Eliana procurou a polícia para registrar boletim de ocorrência.

O caso está na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídios (DEH). O delegado Fabiano Nagata, responsável pelas investigações, disse que várias hipóteses estão sendo levantadas, mas que não pode divulgar nada ainda para não atrapalhar o andamento do procedimento.

Falta de respostas

Com a ausência de respostas, a mãe de Marielly disse que só resta confiar em Deus e na polícia. "Todo dia é alguém que liga só com perguntas, eu quero respostas. Isso é um pesadelo. A cada ligação, você pensa que é uma informação, mas não é. Não especulo muito por respostas e não questiono muito a polícia, eu deixo eles fazerem o trabalho deles."

Perfil

Marielly Barbosa Rodrigues é acadêmica de Contabilidade e trabalha como secretária em um escritório de advocacia. Segundo a mãe da jovem , ela usava blusa rosa, short jeans e bolsa azul quando saiu de casa pela última vez. "Uma pessoa sem vícios, extremamente tranquila, meiga, carinhosa, atenciosa e obediente. Qualquer pessoa que você conversar vai falar a mesma coisa que eu."

Informações

Quem tiver informações sobre a jovem, pode ligar para os telefones 190 (PM) e 3318-9045 (Delegacia de Homicídios). A família pede para que as pessoas não passem trotes, o que está ocorrendo com frequência.

Fonte: G1

JOPLIN - Ainda há 1.500 desparecidos na cidade americana de Joplin

JOPLIN - Equipes de resgate e familiares das vítimas seguem nesta quinta-feira com as buscas aos cerca de 1.500 desparecidos na cidade americana de Joplin, no estado do Missouri, quatro dias após um forte tornado devastar a região. Pelo menos 150 corpos já foram encontrados.
Após três dias de uma meticulosa busca entre as devastadas casas de Joplin, os bombeiros nada encontraram entre os escombros na quarta-feira.
"Estamos decepcionados, mas também aliviados por não encontrar mais vítimas fatais", disse o chefe da corporação, Mitch Randles. As equipes manifestaram a esperança de que muitas pessoas tidas como desaparecidas ainda estejam vivas, e apenas não conseguiram se comunicar com amigos e familiares. No entanto, disseram que o número de mortos na tragédia também pode aumentar. A Cruz Vermelha americana criou um site na internet para que as pessoas coloquem nomes na lista de desaparecidos, mas apenas poucas vítimas cadastradas foram localizadas. "É um trabalho muito difícil. Gostaríamos de ver um número maior de famílias se reencontrando", lamentou Bill Benson, que coordena os trabalhos de comunicação da Cruz Vermelha. O furação que varreu a cidade de Joplin no domingo foi considerado o mais devastador dos Estados Unidos nas últimas seis décadas, deixando um rastro de destruição de 6,5 km de comprimento por 1 km de largura.

Naufragio - Mergulhadores inicia trabalhos para içar embarcação em Brasília

A primeira dupla de mergulhadores entrou, por volta das 11h desta quinta-feira (26/5), no Lago Paranoá para amarrar globos de ar que vão ajudar a retirar a embarcação Imagination naufragada no último domingo (23/5). Os globos devem ajudar na flutuação do barco. Segundo os bombeiros, o procedimento é rápido. Mas ainda não há uma previsão de quanto tempo essa operação irá durar, já que tudo depende de como a Imagination vai reagir ao procedimento.


Os bombeiros alertaram que há riscos de a embarcação não suportar os estímulos para retirada do Lago, o que pode dificultar o trabalho dos mergulhadores. Ao todo 60 deles participam da operação desta manhã em área isolada num raio de 300 metros. A equipe está dividida entre os que vão trabalhar na amarração dos globos de ar e do cabo que rebocará a embarcação, os que farão a segurança e a equipe de bordo, que fará o controle.
Entenda o procedimento

Os 60 mergulhadores envolvidos nesta primeira etapa da operação devem amarrar dois balões, que serão inflados por cilindros de ar quando estiverem submersos, com capacidade para suportar até duas toneladas na parte da frente do barco. Em seguida outros dois, que suportam uma tonelada, serão colocados no meio do Imagination. Assim que o barco inclinar, dois outros balões, sem capacidade definida, serão colocados no fundo para que ele suba e fique na posição de navegação ainda dentro da água. Um rebocador particular foi cedido para transportar o Imagination da superfície do lago até a margem.
Segundo o delegado fluvial do DF, Rogério Leite, dois lugares podem receber o barco para dar início aos trabalhos dos peritos. Um deles é uma área vizinha a Ascade ou um terreno ao lado do Clube da Marinha. O perímetro será isolado para que as investigações na estrutura prossigam com tranquilidade.
Uma operação parecida já foi realizada no Paranoá quando um Catamarã (barco com dois cascos) afundou. A diferença é que, na outra ocasião, o naufrágio ocorreu mais próximo à margem.
Acidente
O Imagination naufragou, no domingo (23/5), no Lago Paranoá. Pelo menos 94 pessoas foram resgatadas pelos bombeiros ou saíram sozinhas da água e nove morreram após o acidente. O bebê de sete meses, João Antônio, chegou a ser resgatado no dia, mas morreu a caminho do hospital. As outro oito vítimas foram encontradas na embarcação naufragada durante ações nesta semana.
Fonte: CorreioWeb

Sérvia prende criminoso de guerra Ratko Mladic

Ratko Mladic, o mais procurado criminoso de guerra da Europa, e um dos mais procurados do mundo, foi preso nesta quinta-feira na Sérvia. Ele era o mais proeminente acusado de crimes de guerra e genocídio na Bósnia ainda foragido. O presidente da Sérvia, Boris Tadic, confirmou a prisão de Mladic após a realização de testes de DNA. Mladic foi chefe do Exército do líder sérvio-bósnio Radovan Karadzic durante toda a guerra da Bósnia (1992 a 1995). Ele foi indiciado pelo Tribunal de Guerra da ONU pelo massacre de ao menos 7.500 homens e meninos muçulmanos na cidade de Srebrenica, em 1995. Depois de viver em liberdade em Belgrado por algum tempo, ele desapareceu quando o ex-presidente da Iugoslávia Slobodan Milosevic foi preso, em 2001. A especulação sobre uma prisão iminente de Mladic aumentou quando Karadzic foi capturado em Belgrado, em julho de 2008.
Mladic foi preso no vilarejo sérvio de Vojvodina após as autoridades sérvias terem recebido uma informação de fonte anônima. A TV estatal sérvia diz que Mladic se identificou como Milorad Komadic ao ser preso.
Fonte: BBC

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pimenta Neves lerá Shakespeare e livros de punição e suicídio na prisão

Antonio Marcos Pimenta Neves, de 74 anos, condenado pela Justiça a 15 anos de reclusão por matar a ex-namorada, a jornalista Sandra Gomide, deverá ler pelo menos três livros na prisão. Um deles é de um grande dramaturgo inglês e os outros abordam a ‘prisão’ e até o ‘suicídio’, informou o delegado Waldomiro Milanesi, da Divisão de Capturas da Polícia Civil, responsável por prendê-lo.
O jornalista está detido provisoriamente numa cela do 2º Distrito Policial, no Bom Retiro, região central de São Paulo, desde a noite de terça-feira (24). A Polícia Civil deve transferi-lo para uma das unidades prisionais da secretaria da Administração Penitenciária (SAP) ainda nesta tarde. Existe a possibilidade de que ele vá cumprir a pena em Tremembé, no interior do estado de SP.
Antes de ser preso pela Divisão de Capturas na noite de terça-feira (24), o jornalista pediu para levar consigo um volume das obras do dramaturgo inglês William Shakespeare, além de Vigiar e Punir, do filósofo francês Michel Foucault, e O Deus Selvagem – um estudo do suicídio, do ensaísta britânico A.Alvarez.
Waldomiro Pompiani Milanesi, chefe da Divisão de Capturas, participou da detenção de Pimenta Neves na residência dele, na Zona Sul. Ele e sua equipe foram para a casa do jornalista na tarde de terça logo após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em negar o recurso da defesa dele para anular o júri que o condenou. Com isso, os ministros do STF mantiveram a condenação de 2006 determinando a prisão imediata.
“Eu e minha equipe fomos para lá assim que soubemos da decisão do STF. Mesmo escurecendo, poderíamos entrar se tivéssemos a certeza de que ele estaria lá dentro. Tivemos essa certeza quando tocamos a campainha e ele abriu a porta. Entramos e ele não ofereceu resistência. Eu então disse que ele estava preso e iria cumprir o mandado de prisão contra ele. Ele pediu apenas para pegar uma mala onde estavam mudas de roupas e três livros para ler”, disse o delegado Waldomiro Milanesi. "São livros que tratam sobre Shakeaspeare, e assuntos como prisão e suicídio".
De acordo com o delegado da Divisão de Capturas, Pimenta Neves soube da decisão do STF e da decisão de prendê-lo novamente pela TV e internet. "Ele estava acompanhando tudo. Me disse que foi ele quem ligou para os seus advogados avisando da decisão", disse Milanesi.

Obras na prisão

Dos três livros, dois tratam de assuntos polêmicos. Vigiar e Punir tem quatro partes intituladas "Suplício", "Punição", "Disciplina" e "Prisão". A obra faz uma análise da vigilância a punição em diversas entidades da sociedade. O autor questiona, por exemplo, o aspecto social de que a prisão é uma forma justa de cumprir uma pena.
No O Deus Selvagem – um estudo do suicídio, o escritor busca justificar o ato radical de quem tira a própria vida. Ele descreve o poder de atração que a morte voluntária exerce sobre os artistas e a imaginação criadora.
A transferência de Pimenta Neves do 2º DP para qualquer unidade prisional será feita pela Divisão de Capturas. Segundo o delegado, o jornalista terá de passar por novo exame de corpo de delito feito pelo Instituto Médico Legal (IML) para seguir para a penitenciária. “Para evitar confusão na porta da delegacia, deveremos levar novamente um médico do IML para a cela onde será feito o exame”, disse Waldomiro Milanesi.
Segundo o delegado, a Divisão de Capturas já prendeu 120 pessoas em cumprimento a mandados expedidos pela Justiça.

Regime semiaberto
Apesar da comemoração da polícia com a prisão de Pimenta Neves, o Ministério Público informou nesta manhã que o jornalista não deverá cumprir toda a pena de 15 anos em regime fechado. Segundo o promotor do caso, Carlos Sérgio Rodrigues Horta Filho, o assassino de Sandra Gomide deverá voltar às ruas no período de pouco mais de dois anos.
Segundo o representante do Ministério Público, responsável por denunciar o jornalista à Justiça pelo crime, Pimenta Neves terá o benefício à progressão de regime prevista na Lei de Execução Penal (LEP). Ainda de acordo com o promotor, o jornalista deverá ficar preso em regime fechado pelo período de 1 ano e 11 meses. Depois disso, se tiver bom comportamento ganhará o direito de passar para o regime semiaberto, em meados de 2013.
A explicação para isso está na lei. Como o homicídio ocorreu antes da mudança de um dos artigos da LEP em 2007, vale a resolução anterior. Nesse caso, o condenado por crimes hediondos terá direito a passar do regime fechado para o semiaberto e do semiaberto para o aberto a cada dois anos. Em termos legais, a progressão regime é concedida para o sentenciado que cumprir um sexto do total da pena. No caso de Pimenta Neves, isso representaria 30 meses atrás das grades.
Como o condenado já havia cumprido sete meses de prisão em regime fechado quando era investigado, na fase do inquérito policial, esse período será abonado do total da pena. "Infelizmente é o que determina a lei. Isso é natural”, disse o promotor Horta. “A LEP determina que todo condenado tenha o direito à progressão de regime.”

O crime

Sandra Gomide foi morta pelas costas por dois tiros disparados por Pimenta Neves em 20 de agosto de 2000 num haras em Ibiúna. Ele não aceitava o fim do romance e queria a reconciliação, mas a vítima, que tinha 32 anos, não quis. Os dois haviam trabalhado juntos na redação do jornal “Estado de São Paulo”. Na época, ela era repórter e ele, diretor de redação. Depois de dois anos de relacionamento, Sandra decidiu terminar o romance e foi demitida pelo ex-namorado.

Como o STF é a última instância do Poder Judiciário, não cabem mais recursos contra a sentença de condenação de Pimenta Neves por parte de sua defesa. Na tarde de terça, os ministros do Supremo negaram o pedido de seus advogados que tentavam anular o júri popular que condenou o jornalista à prisão.
Até a tarde de terça, Pimenta Neves estava livre, apesar da condenação. Ele tinha um habeas corpus do próprio STF que garantia ao condenado o direito de aguardar em liberdade o julgamento dos recursos impetrados por sua defesa. A alegação é que o jornalista era réu primário, tinha bons antecedentes e residência fixa.

Prisão domiciliar

Do ponto de vista legal, uma possibilidade que os defensores do jornalista têm é entrar com algum pedido junto ao juiz da Vara das Execuções Criminais para que a prisão em regime fechado seja convertida em prisão domiciliar. Para isso, é necessário apresentar alguma justificativa, como, por exemplo, se ele é ou está doente. Durante o processo, laudos médicos particulares apontavam que Pimenta Neves sofria de depressão.
A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) também foi procurada nesta manhã para tentar saber se algum pedido deu entrada na Vara das Execuções Criminais em favor de Pimenta Neves.
“A meu ver ele não tem depressão. Ele não tem motivos para ficar preso em sua residência”, opinou o promotor Horta. Segundo ele, se os advogados de Pimenta Neves tiverem algum pedido sobre prisão domiciliar negado pela Vara das Execuções Criminais, eles poderão recorrer às instâncias superiores, como o TJ-SP, Superior Tribunal de Justiça (STJ) e STF.

Fonte G1

Pastor que previu apocalipse diz agora que fim do mundo será em outubro

Um pastor cristão evangélico americano ridicularizado por ter anunciado que o mundo seria assolado por um terremoto cataclísmico no último sábado disse ter se enganado na data. O californiano Harold Camping, que tem 89 anos, explicou que sua previsão estava cinco meses adiantada.
Ele admitiu que cometeu um erro de interpretação, mas insistiu que os fatos estão corretos: o apocalipse vai acontecer no dia 21 de outubro. Horas antes do horário previsto para o cataclismo, em entrevista à BBC, Camping admitiu ter errado uma previsão anterior - de que o mundo terminaria em 1994. O repórter da BBC lembrou Camping de que, após errar sua previsão em 1994, o pastor havia dado entrevistas a jornalistas. "É verdade", respondeu Camping. "Mas não tente marcar uma entrevista comigo desta vez, porque não vou estar aqui amanhã", retrucou o pastor. Após constatar que sua previsão estava novamente errada, Camping comentou que se sentiu tão mal que saiu de casa com a esposa e se hospedou em um hotel.
Escolhidos
De acordo com as previsões de Camping, o dia 21 de maio seria o dia do Julgamento Final, quando um grupo seleto contendo entre 2 e 3% da população do planeta seria levado para o céu.
Os que ficassem para trás enfrentariam meses de sofrimentos antes de perecer na destruição final da Terra, com data prevista para o dia 21 de outubro. Na segunda-feira, o pastor falou a ouvintes de seu programa na Family Radio, uma rede cristã de rádio fundada por ele. Segundo o pastor, o que houve foi um erro de interpretação. Deus é misericordioso e decidiu não punir a humanidade com cinco meses de sofrimento.O mundo ainda vai acabar, porém no dia 21 de outubro, ele explicou.Vários seguidores do pastor abandonaram suas casas, poupanças e empregos para se preparar para o fim do mundo.Alguns contrataram serviços de empresas para cuidar de seus bichos de estimação, que seriam deixados para trás.

Operação do jogo do bicho fecha três pontos de aposta no Guará I e II

Três pontos de jogo do bicho foram fechados, na terça-feira (24/5), durante uma operação da 4ª Delegacia de Polícia (Guará). Na ação, a polícia prendeu oito pessoas envolvidas no jogo de azar e ainda apreendeu cerca de R$ 4 mil, em espécie, e materiais utilizados para as apostas. No entanto, segundo o delegado-adjunto da 4ª DP, Johnson Monteiro, todos já foram liberados após assinar um termo circunstanciado. "O crime é uma contravenção penal. Os acusados são levados até à delegacia e depois postos em liberdade. Se condenados, eles podem pegar de seis meses a um ano de prisão", explica.
A operação começou na tarde de terça-feira e terminou apenas a noite. Os policiais conseguiram fechar as bancas da quadra 7, 20 e 32 do Guará. De acordo o delegado, a banca da quadra 7 funcionava embaixo de uma árvore em via pública. "O local era completamente improvisado", comenta. Já a quadra 20, o apostador usava o próprio carro para receber as apostas e evitar chamar atenção. Na quadra 32 as apostas eram feitas em uma praça da região.
Durante a ação, oito pessoas foram levadas até a polícia. Dois dos envolvidos já tinham passagem pelo mesmo crime de jogo de azar. Além deles, os policiais levaram até à delegacia dinheiro, resultados dos jogos, controle de recebimento e o carro utilizado para as apostas.

"Isso é uma investigação que estamos desenvolvendo a mais ou menos três meses e não vamos parar. Vínhamos mapeando os pontos e esperamos o momento oportuno para fazer a prisão. A ação tem o objetivo de erradicar o jogo do bicho no Guará que existem em vários pontos", justifica o delegado Johnson Monteiro

Prazo para Benedito Domingos entregar defesa na Câmara termina hoje

O prazo para o deputado distrital Benedito Domingos (PP) entregar sua defesa contra as acusações de quebra de decoro parlamentar à Corregedoria da Câmara Legislativa termina nesta quarta-feira (25/5).
Domingos também é acusado de formação de quadrilha e beneficiamento de familiares em licitações públicas em contratos com o GDF enquanto esteve à frente da Administração de Taguatinga, durante o governo de José Roberto Arruda.
Investigações conduzidas pela Polícia Civil do DF concluíram que Benedito teria cometido os crimes. Com isso, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) o denunciou à Justiça.
O corregedor da casa, Wellington Luiz (PSC) aguarda a entrega da defesa do deputado para emitir o parecer sobre o caso. Ele terá até 15 dias, mas garantiu que não utilizará todo o tempo previsto no regimento.
Fonte: Correioweb

terça-feira, 24 de maio de 2011

STF determina prisão imediata de Pimenta Neves

O STF (Supremo Tribunal Federal) negou, por unanimidade, o último recurso do jornalista Antônio Marco Pimenta Neves e determinou que ele seja preso imediatamente. Assassino confesso da também jornalista Sandra Gomide, ele havia sido condenado a 19 anos de prisão por júri popular, em 2006, mas conseguiu, no STJ (Superior Tribunal de Justiça) reduzir a pena para 15 anos, em regime inicialmente fechado.
Quase 11 anos depois de cometer o crime, Pimenta Neves continua solto graças a diversos recursos propostos por sua defesa em diversos tribunais. Agora, assim que a Justiça paulista for informada, poderá emitir a ordem de prisão independentemente da publicação da decisão do Supremo. O aviso deverá ocorrer nas próximas horas.
"É chegado o momento de cumprir a pena", afirmou o ministro Celso de Mello, relator do recurso do jornalista, que contestava a condenação. "Esta não é a primeira vez que eu julgo recursos interpostos pela parte ora agravante, e isto tem sido uma constante, desde o ano de 2000. Eu entendo que realmente se impõe a imediata execução da pena, uma vez que não se pode falar em comprometimento da plenitude do direito de defesa, que se exerceu de maneira ampla, extensa e intensa".
A ministra Ellen Gracie chegou a dizer que o caso Pimenta Neves era um dos delitos mais difíceis de se explicar no exterior. "Como justificar que, num delito cometido em 2000, até hoje não cumpre pena o acusado?", afirmou, dizendo que a quantidade de recursos apresentados pela defesa do jornalista era um "exagero".
Pimenta Neves não terá qualquer benefício por ter mais de 70 anos. Quem ultrapassa essa idade tem o tempo de prescrição da pena reduzido pela metade, mas como a pena do jornalista foi alta, isso não ocorreu. Caso consiga comprovar que tem algum problema de saúde, ele poderá conseguir benefícios, como, por exemplo, a prisão domiciliar, mas isso não caberá ao STF decidir.
Fonte: Folha

União Europeia capta 4,75 bilhões de euros para Irlanda e Portugal

BRUXELAS — A União Europeia (UE) captou 4,75 bilhões de euros a dez anos no mercado de obrigações, para ajudar Irlanda e Portugal, anunciou esta terça-feira a Comissão Europeia.
A Irlanda receberá 3 bilhões de euros e Portugal, 1,75 bilhão de euros, acrescentou a Comissão.
Esta operação foi realizada através do mecanismo de estabilização financeira (EFSM), um fundo de 60 bilhões de euros, criado pela UE para ajudar países com problemas.
Os investidores estão baseados em França (22%), Alemanha (15%) e Reino Unido (15%), mas também na Ásia (25%). São, essencialmente, bancos, seguradoras e bancos centrais, acrescentou a Comissão.
Trata-se do terceiro empréstimo da UE nos mercados desde janeiro. Estas operações ainda são muito atraentes.
Em janeiro, a primeira emissão havia encontrado uma demanda de 19 bilhões de euros para uma cifra de 5 bilhões de euros.
A segunda operação, realizada em meados de março, captou 4,6 bilhões de euros para uma demanda de 15 bilhões de euros.
Fonte: AFP

Os tornados mais devastadores da história dos EUA

JOPLIN, EUA — O tornado que devastou a cidade de Joplin e provocou a morte de 116 pessoas no Missouri, estado do centro dos Estados Unidos, foi um dos mais trágicos já registrados no país.
A seguir, alguns dos fenômenos mais devastadores da história norte-americana:
- 18 de março de 1925: 474 mortos. Uma série de tornados atinge o estado do Missouri, o sul de Illinois e o sudeste de Indiana, causando a morte de 747 pessoas. Um deles sozinho deixou 695 vítimas fatais.
22 a 28 de abril de 2011: 354 mortos. Outra série de tornados (cerca de 300, dos quais 130 foram registrados em apenas um dia) causa devastações em regiões inteiras do sul do país. Com 250 vítimas, o estado do Alabama foi o mais afetado.
- 21 de março de 1932: 332 mortos. Vários tornados varrem o sul dos Estados Unidos, do Texas à a Carolina do Sul. Somente no Alabama, foram 270 mortes.
- 6 de maio de 1840: 317 mortos. Um tornado destrói a cidade de Natchez, no Mississipi. A maior parte das vítimas se encontrava a bordo de embarcações no rio que dá nome ao estado.
- 3 de abril de 1974: 310 mortos. Um número recorde de 148 tornados atinge 13 estados em apenas 24 horas.
- 27 de maio de 1896: 305 mortos. Os estados do Missouri, Illinois e Kentucky são atingidos por fortes tempestades antes de serem devastados por uma série de tornados.
- 11 de abril de 1965: 260 mortos. O centro do país é atingido por uma sequência de 50 tornados que deixam 260 vítimas fatais e mais de mil feridos nos estados de Illinois, Indiana e Michigan.
- 20 de abril de 1920: 224 mortos. Alabama e Mississipi são atingidos por uma série de tornados.
- 24 de abril de 1908: 220 mortos. Dezenas de tornados atingem o território norte-americano, desde Dakota do Sul até o Texas.
- 5 de abril de 1936: 216 mortos. Uma série de tornados assola o estado do Mississipi, em particular a cidade de Tupelo.
- 6 de abril de 1936: 203 mortos. A cidade de Ganesville é atingida pela maior tragédia da história do estado da Geórgia.

Fonte: Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos - NOAA

Em Manguinhos, traficantes jogam três bombas na direção de jornalistas

Em Manguinhos, traficantes jogam três bombas na direção de jornalistas Jornal do Brasil PublicidadeTrês bombas de fabricação caseira foram jogadas na direção de jornalistas que acompanhavam a operação de policiais do 22º BPM (Maré-Bonsucesso), durante a manhã desta terça-feira (24). A ação tinha como objetivo apreender armas e drogas, além de prender traficantes.  Segundo informações de jornalistas que estavam no local, a primeira bomba arremessada pelos  criminosos caiu longe dos repórteres. A segunda não explodiu. Já a terceira, explodiu muito perto dos jornalistas mas não causou ferimentos.  Pelo menos 40 policiais do 22º BPM (Maré) fazem uma operação para apreender armas e drogas nas favelas do Mandela e Manguinhos, ambas na Zona Norte do Rio. A ação começou por volta das 6h desta terlça-feira (24).  Segundo informações passadas por policias militares, o grupo de agentes baseia-se num levantamento de locais onde bandidos armazenam fuzis, maconha, cocaína e crack. Com a chegada da polícia, houve intenso tiroteio, mas não há informações de feridos.  Segundo informações do comandante do Batalhão, tenente coronel Glaucio Moreira, os PMs estão verificando denúncias de tráfico de drogas e ainda procuram locais de esconderijos de armas. A operação não teve presos.
Fonte:JB

Campanha contra aftosa reforça importância da vacinação

Está no ar a campanha do Ministério da Agricultura contra a febre aftosa. Com o slogan “Crie seu rebanho para o mundo”, dois filmes de 30” reforçam a importância da vacinação para manter o gado brasileiro livre da doença. 
 Os filmes mostram que um rebanho sem febre aftosa é o principal pré-requisito para que o pecuarista possa comercializar seu animal para qualquer estado do Brasil ou para outros países. A campanha, produzida pela agência de publicidade SLA Propaganda, destaca, assim, a qualidade da carne brasileira. Os filmes estão sendo veiculados em canais de TV voltados ao produtor rural.
 A partir da próxima semana, peças direcionadas para a internet serão veiculados com a mensagem da campanha, bem como anúncios em revistas semanais de grande circulação nacional e nas publicações especializadas para o meio rural.
 O rebanho brasileiro conta com 208,4 milhões de animais. A imunização é praticada em todos os estados e no Distrito Federal, com exceção de Santa Catarina, considerado, desde 2007, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre da enfermidade sem vacinação.
 Em 2010, o índice de cobertura vacinal dos animais brasileiros foi de 97,4%, o que representa a aplicação de 324,2 milhões de doses de vacinas em bovinos e búfalos. O último foco no Brasil foi detectado em 2006, no Paraná e no Mato Grosso do Sul.
Fonte: MAPA

Vulcão islandês provocam cancelamento de voos na Europa

Voos foram cancelados nesta terça-feira em aeroportos da Europa, devido à nuvem de cinzas do vulcão islandês Grimsvotn - que entrou em erupção no último sábado. Segundo controladores de tráfego aéreo, 252 voos foram cancelados até agora. Empresas como British Airways, Easyjet e KLM decidiram suspender suas atividades na Escócia, e alguns voos transatlânticos foram adiados. A ameaça de mais interrupções aéreas fez com que o presidente dos EUA, Barack Obama, adiantasse em um dia sua ida de Dublin (Irlanda) a Londres, as duas primeiras paradas de seu giro pela Europa nesta semana. Na Inglaterra, milhares de passageiros correm o risco de ter seus voos cancelados entre 13h e 19h (horário local). Na Noruega, a operadora aeroportuária Avinor anunciou nesta terça-feira “algumas restrições” ao tráfego aéreo na costa oeste do país como precaução pela chegada das cinzas do Grimsvotn ao país. A agência europeia de controle aéreo, Eurocontrol, montou um grupo de gerenciamento de crise em antecipação ao possível alastramento das cinzas. No ano passado, as cinzas de outro vulcão islandês, o Eyjafjallajokull, provocaram o cancelamento de cerca de 100 mil voos na Europa ao longo de quase um mês, provocando um prejuízo estimado em US$ 1,7 bilhão (cerca de R$ 2,75 bilhões). Especialistas dizem, porém, que o Grimsvotn não deve causar tantos problemas: além de a erupção atual ter menor escala, suas cinzas têm partículas maiores e, por isso, caem mais rapidamente no chão.
Além disso, os estudos e análises realizados durante a crise do ano passado levaram as autoridades europeias a elevarem a concentração limite das cinzas para a permissão de voo em 20 vezes, reduzindo a possibilidade de restrições.
Cinzas concentradas
Segundo a Eurocontrol, a previsão é de que a nuvem de cinzas se espalhe pelo norte da Escandinávia e da Rússia nos próximos dois dias. A agência estima, porém, que as cinzas mais concentradas, que provocam problemas para o tráfego aéreo, devem ficar limitadas à costa oeste da Escócia. O serviço meteorológico escocês previu que a nuvem de fumaça vulcânica chegaria na noite desta segunda-feira ao país e a partes da Irlanda do Norte na manhã desta terça-feira. Segundo essa previsão, a Inglaterra não será afetada pelas cinzas. Ainda assim, os meteorologistas disseram que o clima instável no norte da Europa nos últimos dias torna difícil prever qual direção a nuvem de fumaça tomará nos próximos dias. As decisões sobre o cancelamento de voos ou fechamento de espaço aéreo são normalmente tomadas com uma antecedência inferior a 24 horas.Os temores sobre as consequências da nova erupção vulcânica na Islândia sobre o tráfego aéreo na Europa provocaram fortes baixas em várias ações ligadas ao setor na segunda-feira.
Fonte: Reuters/Bbc

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Subiu para quatro número de corpos resgatados de naufrágio no DF

Os mergulhadores do Corpo de Bombeiros encontraram no início da noite desta segunda-feira (23) dois corpos de vítimas do naufrágio ocorrido no domingo no Lago Paranoá, em Brasília. Os corpos foram encontrados em um intervalo de cerca de meia hora. O primeiro foi o de um homem adulto. Quando os bombeiros tentavam fazer o resgate, avistaram um segundo corpo, de uma criança.
A major Vanessa Signale, do Corpo de Bombeiros, informou que os corpos serão levados para o Instituto Médico Legal, para reconhecimento por familiares. Segundo ela, após a retirada dos corpos os trabalhos serão encerrados e só retomados na manhã desta terça-feira, a partir das 6h.
Até as 19h30 desta segunda-feira, os corpos ainda não tinham chegado ao IML, mas familiares de pessoas desaparecidas no naufrágio já começam a chegar no local para fazer um possível reconhecimento de corpos.
Ivete Moura, cunhada de um cozinheiro do barco, Adail Borges, de 44 anos, estava acompanhando as buscas nas margens do Lago Paranoá, mas foi orientada pelos bombeiros a ir para o IML. O corpo do homem encontrado no início da noite teria ficado preso na cozinha da embarcação.
Mais cedo, mergulhadores já haviam localizado o corpo de uma mulher, irmã da empresária que promovia uma festa no barco. No domingo, um bebê que havia sido resgatado morreu às margens do lago quando bombeiros tentavam reanimá-lo. De acordo com os bombeiros, 94 pessoas foram resgatadas com vida na noite de domingo.
Os dois corpos encontrados nesta noite foram achados quando os bombeiros já haviam encerrado as buscas por falta de luz natural. Quando guardavam os equipamentos, eles foram alertados de que um corpo havia sido visto no local próximo de onde o barco afundou.
Fonte: G1-DF

PRÓPOLIS VERMELHA É CANDIDATA A IG

A cidade de Manguezais de Alagoas (AL) pode ser mais uma comunidade beneficiada com a certificação de Indicação Geográ-fica (IG). Os apicultores da região encaminharam ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) o pedido para a certifica-ção da própolis vermelha na mo-dalidade Denominação de Origem. Segundo estudos realizados pela Universidade de São Paulo (USP), a própolis vermelha contém pro-priedades antioxidantes, antiin-flamatórias e antibióticas. A ob-tenção do registro de Indicação Geográfica contribuirá para o desenvolvimento e a valorização da produção dos micro e pequenos apicultores da região.

Resgatado corpo de vítima de naufrágio em Brasília

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros encontraram por volta das 11h40 um corpo de uma mulher no Lago Paranoá, em Brasília, na manhã desta segunda-feira (23). Segundo os bombeiros, o corpo é de uma vítima do naufrágio que ocorreu na noite deste domingo no lago. Não foi possível identificar a vítima de imediato.
Além do corpo, também teria sido encontrada a lista de convidados da festa. A situação da relação está sendo verificada pelas autoridades envolvidas no resgate. Ainda não foram divulgados nomes dos embarcados.
Segundo informações da major Vanessa Signali, dos bombeiros, o corpo estava próximo à embarcação e será levado para o IML para reconhecimento da família. "A água está muito turva, a visibilidade é de menos de um metro", afirmou.
Ainda de acordo com a major Vanessa Signali, a previsão é que o barco não seja retirado do fundo do lago nesta segunda-feira (23) porque ainda há muito material a ser analisado. "Todo material que tinha no barco foi empurrado para o fundo, para a parte que ficou embicada. Há possibilidade de encontrarmos corpos no barco", disse.
O Corpo de Bombeiros trabalha com a possibilidade de utilizar uma aeronave para sobrevoar, nesta tarde, as margens do lago em busca de vítimas.
Buscas
As buscas pelos desaparecidos foram retomadas por volta das 6h desta segunda. De acordo com os bombeiros, 94 pessoas foram resgatadas na noite de domingo (22).
“As equipes que começaram o resgate ontem retomaram a operação agora (manhã de segunda). Já temos um barco para avaliar a situação, vamos fazer uma varredura para ter uma ideia melhor da situação”, disse o major Adriano Azevedo, chefe da operação.
“Hoje o dia é de buscas. Ontem (domingo), o resgate das 94 pessoas foi complicado em razão do frio e da iluminação precária. Os civis que tinham embarcações auxiliaram no trabalho dos bombeiros”, relatou major Azevedo.
Naufrágio

Inicialmente, o Corpo de Bombeiros informou que 104 pessoas estavam a bordo da embarcação. Por volta de 1h desta segunda, o coronel Luis Blumm, do Comando Operacional do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, informou que não era possível dizer o número exato de pessoas a bordo na hora do acidente. “Não recebemos uma lista fechada dos passageiros do barco, por isso não é possível dizer por enquanto quantas pessoas estavam a bordo”, afirmou.
Entre os desaparecidos, está Valdelice Fernandes, de 34 anos, mãe do bebê de seis meses que morreu afogado no acidente. De acordo com o Blumm, o bebê foi retirado da água pelos bombeiros e recebeu massagem cardíaca, mas não resistiu e morreu na margem do lago.
Causas do acidente

O delegado da Marinha Fábio Rogério Leite Sousa afirmou que abriu um inquérito administrativo para apurar as causas do acidente. Ele disse que há indícios de que havia excesso de passageiros. Segundo ele, a embarcação tinha capacidade para 90 pessoas.
Outra hipótese que poderia ter provocado o acidente é um suposto choque da embarcação com uma lancha.
Sousa disse ainda que os documentos da embarcação estavam em dia. O delegado não soube dizer, com certeza, de onde a embarcação partiu. Em nota, a Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade) informou que o barco se chamava Imagination, que era de propriedade particular e que teria saído do clube Cota Mil.
Relatos de vítimas

Antes de prestar depoimento na 10º Delegacia de Policia de Brasília, o comandante do barco, Airton da Silva Maciel, de 28 anos, disse à TV Globo que a embarcação passava por reformas. Ele afirmou que, frequentemente, se dirigia à casa de máquinas para checar se havia infiltração de água. Em uma dessas vistorias, ele disse que verificou a água entrando rapidamente. Em seguida, o barco começou a virar.
Parte dos ocupantes da embarcação recebeu os primeiros socorros no clube Ascade, que fica perto do local do acidente.
Por volta das 23h15 de domingo, algumas vítimas resgatadas começaram a deixar o clube. Uma das primeiras vítimas a deixar o local após receber os primeiros socorros, Jéssica Yvi, de 22 anos, disse que o barco começou a virar rapidamente. "Estávamos lá e, de repente, uma mulher pediu para todos irem para a frente do barco. Ele [o barco] foi virando e afundando", afirmou.
Magno Moreira, de 22 anos, contou que a festa era paga, com entrada a R$ 60, e tinha bebida liberada. “Uma hora depois de entramos no barco, fui ao banheiro e vi que começou a subir água. Logo depois, em dez minutos, a embarcação virou e afundou. Eu não sei nadar e me apoiei em um pedaço do barco que ficou para fora [da água]", contou. De acordo com o jovem, havia cerca de 20 de coletes salva-vidas na embarcação.
Há um ano
Há exatamente um ano, o naufrágio de uma lancha no Lago Paranoá resultou na morte de duas irmãs, que não sabiam nadar. A perícia indicou que a superlotação provocou o naufrágio da lancha. Com capacidade para seis pessoas, a embarcação levava 11 passageiros na hora do acidente. O piloto, José da Rocha Costa Júnior, foi indiciado por homicídio culposo.
Fonte: G1-DF

domingo, 22 de maio de 2011

Barco com 104 passageiros vira no Lago Paranoá, em Brasília

Um barco com pelo menos 104 passageiros virou na noite deste domingo (22) no Lago Paranoá, em Brasília, durante a comemoração de um aniversário. De acordo com o Corpo de Bombeiros, todos os passageiros foram resgatados com vida, mas uma criança está em estado grave.
Parte dos passageiros recebeu os primeiros socorros no clube da Associação dos Sevidores da Câmara dos Deputados (Ascade), que fica perto do local do acidente.
Ainda segundo os bombeiros, há indícios de que havia excesso de passageiros na embarcação. Nenhuma das pessoas resgatadas reclamou da falta de amigos ou familiares, mas as buscas continuam. Três helicópteros e 100 agentes dos bombeiros trabalham nas buscas.
Fonte:G1

sábado, 21 de maio de 2011

Paulo Bernardo promete rigor na fiscalização de rádios comunitárias

As rádios comunitárias serão fiscalizadas com mais rigor, principalmente com relação à proibição de venda de espaços comerciais. A penalidade, prevista em lei, pode ser a aplicação de multas, suspensão e até a cassação da concessão. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, garantiu aos representantes do setor de radiodifusão, reunidos na Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), em Curitiba, que a fiscalização será intensificada em todos os serviços.
“Estamos reorganizando o atendimento aos profissionais da radiodifusão brasileira. Vamos acompanhar mais de perto como atuam, suas dificuldades e reivindicações”, disse o ministro. Em contrapartida, o governo também será mais rigoroso em relação aos serviços prestados pelas emissoras.
Paulo Bernardo ressaltou as modificações que estão sendo feitas no modelo de concessão de emissoras de rádio e TV. Dentre elas, a exigência de comprovação de capacidade financeira de quem pleiteia uma concessão. “Muitas pessoas alegam a necessidade de uma rádio em um município do interior, mas já com a intenção de comercializar a autorga”, denunciou o ministro.
Com relação às rádios e TVs educaticas, cerca de 10 mil em todo o país, Paulo Bernardo informou que precisarão atender a algumas exigências, como a efetiva ligação com universidades e instituições de pesquisas, comprovação de viabilidade financeira e técnica e a obrigação de se submeter a processos de auditoria.
Nas rádios comerciais, "haverá uma exigência maior da capacidade financeira e não vamos mais permitir prorrogações de prazo. Quando o serviço não for implantado no prazo que o edital prevê, vamos recorrer a Advocacia Geral da União para que cancele a autorga”, explicou o ministro.
Fonte: Agência Brasil

Três pessoas morrem em acidentes com carros em BH neste sábado

Dois jovens morreram na madrugada deste sábado (21), na Região da Pampulha, em Belo Horizonte, depois que o carro onde estavam capotou na Avenida Antônio Carlos, próximo à barragem. De acordo com a Polícia Militar, os dois, ambos de 18 anos, morreram na hora. Outros três jovens, entre 18 e 19 anos, se feriram com gravidade e foram levados para o Hospital de Pronto-Socorro Risoleta Neves, em Venda Nova.
Também na Pampulha, na Rua Coronel Fraga, um homem de 54 anos morreu, na manhã deste sábado (21), após perder o controle do carro e bater fortemente contra uma árvore. Uma testemunha disse ter visto o carro passar em alta velocidade, e não conseguiu fazer a curva próximo ao Aeroporto da Pampulha. O Corpo de Bombeiros disse que o velocímetro travou em 120 km/h. O homem estava sozinho no carro e morreu na hora.
Fonte: G1-BH

Militares vão combater desmatamento em MT

As Forças Armadas vão participar do combate ao desmatamento em Mato Grosso, atuando no bloqueio da comercialização de madeiras exploradas ilegalmente no Estado.
A informação foi dada pelo superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ), Ramiro Martins Costa. As ações a serem adotadas pelos militares começaram a ser delineadas nesta sexta-feira (20).
A região mais crítica está no médio norte do Estado, perto de município de Sinop. Até esta quinta (19), o Deter - sistema de detecção de desmatamento em tempo real usado pelo governo - apontou 120 polígonos de grandes desmatamentos.
Além das 16 áreas embargadas pela Secretaria de Estado do meio Ambiente, o Ibama embargou mais 50, totalizando 19.455,24 hectares. Até as 18 horas de hoje, somente na região de Sinop, o Ibama havia embargado uma serraria, apreendido um barco, sete caminhões, oito motosserras, 40 máquinas pesadas (esteiras, tratores de grande porte, colheitadeiras) e 3.020,07 metros cúbicos de madeiras em tora.
Dois helicópteros e um avião bimotor estão sobrevoando a região.
Fonte: R7

Homem é preso na Bahia após ameaçar explodir avião

Um passageiro do voo TAM 3603, que seguia de Porto Seguro para Guarulhos, com escala em Salvador, foi detido por agentes da Polícia Federal no Aeroporto Internacional da capital baiana, na noite de hoje, depois de ameaçar explodir uma bomba a bordo.
O voo, que tinha previsão de chegada ao terminal soteropolitano às 18h48, pousou às 19 horas. Como medida de precaução, o avião ficou parado na área de taxiamento das aeronaves. O passageiro que teria feito a ameaça foi retirado por agentes da Polícia Federal do avião.
Ele ainda não foi identificado. Depois, os demais 128 passageiros foram desembarcados e as bagagens, revistadas. Nenhum explosivo foi encontrado e o aeroporto opera normalmente.
Os passageiros que seguiam para São Paulo, porém, ainda aguardam a continuação da viagem. O avião, que deveria decolar às 19h40, continua na área de taxiamento e deve passar por uma vistoria.
Fonte: Estadão

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Seita dos EUA garante: amanhã é o fim do mundo

RALEIGH - Um movimento cristão espalhou, a partir dos Estados Unidos, a mensagem de que o mundo acabará neste sábado, 21. Para alguns, será o Dia do Julgamento. Para outros, é momento de festa.
Segundo o grupo, Jesus Cristo retornará à Terra para reunir os fiéis e levá-los ao paraíso. Enquanto as principais correntes do cristianismo não compram a história, muitos céticos debocham dela.

Festas
Diversas celebrações foram convocadas no Facebook ao redor dos Estados Unidos, com os "descrentes" programando festas para o sábado e garantindo que o mundo não acabará. A profecia também foi debochada pela tira de quadrinhos "Doonesbury".
Na cidade de Fayetteville, na Carolina do Norte, a seção local da Associação Humanista Americana convocou uma festa de dois dias, com início na noite do sábado e continuação no domingo, quando ocorrerá um show de música. "Não queremos que ninguém se sinta insultado, todos podem vir, até os cristãos", disse o organizador, Geri Weaver.
Igreja independente
A profecia começou com Harold Camping, um engenheiro civil aposentado de 89 anos de Oakland (Califórnia), que fundou a Family Radio Worldwide, uma igreja protestante independente que propagou sua profecia ao redor dos EUA e em muitos lugares do mundo.
A "segunda vinda de Cristo", uma crença de que Jesus voltará e levará os fiéis ao paraíso, após um período de tribulações na Terra que precederá o fim dos tempos, é uma noção relativamente nova no cristianismo e muitos ramos cristãos não acreditam nela. Mesmo os fiéis raramente tentam marcar uma data para o evento.
As profecias de Camping foram feitas a partir de cálculos numerológicos baseados na leitura que ele fez da Bíblia. Ele afirma que eventos mundiais, como a criação do Estado de Israel em 1948, confirmam suas previsões.
'Idade da Igreja'
Camping já foi ridicularizado por uma profecia de que o mundo iria acabar em 1994, mas seus seguidores afirmam que ele se referia apenas ao final de uma "idade da Igreja", uma época onde seres humanos poderiam ser salvos por igrejas organizadas. Agora, eles dizem, apenas os que estão fora das igrejas que eles consideram profundamente corruptas podem esperar ser levados aos céus.
"Sem sombra de dúvidas, 21 de maio será a data da segunda vinda e do Dia do Julgamento", disse Camping em janeiro deste ano. Essas profecias não são novas, mas a teoria mais recente de Camping foi propagada com entusiástico vigor - não apenas a Family Radio, mas vários outros grupos aderiram a ela.
Eles usaram o rádio, a TV via satélite, websites, propagandas em metrôs e sermões religiosos não só nos EUA, como em dezenas de cidades da América Latina à Ásia. "A profecia foi propagada em quase todos os países", afirma Chris McCann, que trabalha para o website eBible Fellowship, um dos grupos que propagam que o mundo acabará amanhã.
"Os únicos países onde não houve uma certa divulgação foram os da Ásia Central, os 'tãos': Afeganistão, Usbequistão", disse.
Propagandas intensivas
"Eu decidi passar os últimos dias com minha família e colegas de fé", disse Mary Exley, que deixou sua família no Colorado, no ano passado, para se juntar à Family Radio e passou a divulgar a mensagem do fim do mundo, inclusive em viagens ao Oriente Médio. Segundo ela, o grupo fez propagandas intensivas em Israel, Jordânia, Líbano e Iraque.
No Vietnã, a profecia levou a um tumulto que envolve milhares de membros da etnia Hmong, que se reuniram perto da fronteira com o Laos no começo deste mês, para esperar os eventos de 21 de maio. O governo, que possui uma longa história de desconfiança com minorias étnicas tribais, deteve um líder "extremista" dos Hmong e dispersou outros 5 mil que estavam reunidos.
Nos EUA vários grupos cristãos criticam a profecia. "É irresponsável entrar nesse tipo de especulações" disse o reverendo Daniel Akin, presidente do Seminário Batista em Wake Forest, Carolina do Norte. "Essa profecia pode prejudicar fiéis ingênuos e eles podem ser facilmente iludidos", afirmou.

As informações são da Associated Press
Fonte: Estadão

Video mostra adolescentes sendo afogadas

A Polícia Civil de Itajubá, na Região Sul de Minas Gerais, investiga a causa da morte de duas adolescentes que aparecem em um vídeo sendo puxadas para o fundo do rio Sapucaí. As imagens mostram um grupo de amigos se divertindo durante o feriado de 1º de maio. Após a postagem de vídeos na internet que mostram o incidente, moradores da região e internautas comentam que uma cobra pode ter atacado as adolescentes.
O perito criminal Eliéber Teixeira, que analisou as imagens, acredita na hipótese de ataque por algo ainda investigado. “As duas adolescentes estão dentro da água em local que elas tinham pé. Elas estavam com água na altura do tórax, não era lugar tão fundo. Elas se assustam, gritam e são puxadas para dentro da água, nitidamente por alguma coisa”, diz. Nas imagens, algo não identificado aparece na altura do ombro de uma das garotas quando estão dentro da água. “Aconteceu tudo tão rápido e minhas filhas boiaram com 15 minutos? Não tem como não”, diz a mãe das adolescentes, Maria Inês da Cruz.
Um dos vídeos postados na internet já foi assistido por cerca de 300 mil pessoas e possui mais de mil comentários. O local onde foram feitas as imagens fica no bairro Canta Galo, a seis quilômetros da Região Central de Itajubá.
Para o subtenente Reinaldo Fernandes, do Corpo de Bombeiros, as jovens se afogaram por causa da profundidade da região onde nadavam. “Em toda a extensão do rio, nós verificamos que há risco, sim, de afogamento; principalmente em alguns trechos onde a calha do rio é mais profunda. Segundo a equipe que esteve aqui e adentrou a água, alguns pontos chegam a até três metros de profundidade”, diz ele.
O médico legista José Henrique Schumann, que analisou o corpo das jovens, confirma a hipótese do afogamento. “Na perícia médica, nós não constatamos nenhuma lesão além das encontradas nos casos de afogamento, que são sinais clássicos de asfixia”.
G1/Youtube

Polícia pede quebra de sigilo telefônico de desaparecida no Rio

A Polícia Civil informou nesta sexta-feira que pediu a quebra de sigilo telefônico de Luana Rodrigues de Souza, 20, que desapareceu com uma amiga conhecida apenas como Andressa, no último dia 9, na favela da Rocinha, em São Conrado, zona sul do Rio. Segundo investigadores da Delegacia de Homicídios da cidade, ainda não há informações sobre o paradeiro das jovens.
De acordo com a polícia, há suspeitas de que o traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, chefe do tráfico na região, tenha mandado matar as garotas por suspeitar que Luana fosse informante de policiais. O motivo do crime seria o namoro da jovem com um PM.
A delegacia investiga se outros moradores também teriam sido vítimas do traficante. Em depoimento à delegacia na noite de ontem (19), uma amiga de Luana disse que a jovem "foi chamada para se encontrar com bandidos da favela da Rocinha".
Ela mora na estrada da Canoa, em São Conrado, perto da Rocinha, e costumava frequentar a favela para visitar amigos e participar de concursos de beleza. "Não fica preocupada, não. O máximo que pode acontecer comigo é eu voltar sem cabelo", brincou Luana, numa conversa pelo telefone com essa amiga antes de ir para o local.
Ainda na noite de ontem, os pais de Luana, Miraldo de Sousa e Suili Rodrigues Rosa, prestaram depoimento na delegacia. A mãe contou à polícia que, no dia do desaparecimento, ligou várias vezes para o celular da filha, mas não obteve resposta.
Rosa disse acreditar que Luana teria ido mesmo para a Rocinha naquele dia, mas negou saber de envolvimento da moça com traficantes. Ela afirmou ainda que chegou a procurar a jovem no Hospital Miguel Couto, no último dia 13 (sexta-feira).
Fonte: Folha