domingo, 27 de novembro de 2011

Ataque aéreo de tropas da Otan matou cerca de 26 soldados paquistaneses

O governo do Paquistão expressou neste domingo (27) aos Estados Unidos sua "profunda indignação" após o ataque de forças da Otan no Afeganistão, liderada por tropas americanas, que causou a morte de cerca de 26 soldados paquistaneses no sábado (26).
A crítica paquistanesa ante ao episódio foi transmitida durante uma chamada telefônica da ministra de Relações Exteriores, Hina Rabbani Khar, à secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton.
"A chanceler expressou profundo sentimento de indignação do Paquistão à perda sem sentido de 26 soldados", afirma um comunicado do governo paquistanês. O ataque, acrescenta a nota, "mostra total desrespeito pelas leis internacionais e pela vida humana, e são uma clara violação da soberania paquistanesa".

Desocupação
O governo do Paquistão exigiu que os Estados Unidos desocupem, dentro de 15 dias, uma base aérea usada para aviões americanos não tripulados. A exigência foi emitida neste sábado (26) após o bombardeio que matou soldados paquistaneses na fronteira com o Afeganistão.

O Paquistão divulgou a exigência por meio de uma declaração enviada a jornalistas após uma reunião de emergência presidida pelo primeiro-ministro do Paquistão, Yousuf Raza Gilani. No encontro, o governo também decidiu revisar suas relações diplomáticas e militares com os EUA e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
A Base Aérea de Shamsi está localizada na província de Baluchistan. Os EUA são suspeitos de usarem a base para lançar aviões armados e de observação para pressionar os militares do Talibã e da Al-Qaeda na região tribal do Paquistão.
Em represália, o governo do Paquistão também ordenou o bloqueio de todos os comboios de abastecimento da Otan no Afeganistão, que passam por território paquistanês.
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar !!!!!!

Comprar seu Domínio

Find your Domain: