segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O Exército sírio retomou nesta segunda-feira os ataques à cidade de Deir el-Zour

O Exército sírio retomou nesta segunda-feira os ataques à cidade de Deir el-Zour, leste do país, um dia depois de uma violenta operação ter deixado entre 40 e 50 mortos, de acordo com testemunhas. Em um sinal da crescente pressão internacional contra a Síria, países árabes se uniram à onda de críticas contra a repressão de protestos antiregime.
Moradores de Deir el-Zour afirmaram que é possível ouvir tiros e explosões em várias áreas da cidade, e o medo de sair às ruas impede que feridos sejam levados ao hospital. Além disso, também há relatos de que o Exército sírio invadiu a cidade de Maret Noman, na província de Idleb, no norte do país, com tanques blindados e artilharia pesada.
As ações se somam à violência registrada na semana passada em várias cidades sírias, principalmente Hama, palco de alguns dos mais intensos protestos contra o presidente Bashar Al-Assad.
No domingo, o rei Abdullah da Arábia Saudita afirmou ter convocado o embaixador saudita em Damasco para consultas. Em pronunciamento na TV, Abdullah fez duras críticas ao governo sírio, acusando-o de responder de forma desproporcional aos protestos.
“Qualquer árabe, qualquer muçulmano, qualquer pessoa sã sabe que isso (a repressão) não tem nada a ver com religião, ética ou moral. Derramar o sangue de inocentes por qualquer motivo ou pretexto não leva a um caminho de esperança”, afirmou Abdullah, cujo governo enviou tropas para ajudar o governo do Bahrein a reprimir manifestações antiregime.
O líder saudita pediu o fim da “máquina de matar” e a implementação de reformas para evitar o caos. "A Síria deveria pensar de forma sensata antes que seja muito tarde e emitir e instaurar reformas que não sejam meramente promessas, mas reformas de fato", disse. "Ou (o país) escolhe a sabedoria por conta própria ou será arrastado para as profundezas da confusão e da perda."
O Kuwait também convocou seu embaixador em Damasco para consultas. No domingo, os 22 países-membros da Liga Árabe se disseram “alarmados” com a situação na Síria e pediram o fim imediato da violência. O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que seu ministro das Relações Exteriores irá a Damasco para transmitir uma “forte mensagem” sobre a repressão aos protestos.
O ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Nasser Judeh, fez um apelo por diálogo, mas não condenou o governo sírio. Citado pela agência oficial do país, Petra News, o ministro afirmou que a violência era “perturbadora”, mas que Amã não pode interferir nos assuntos internos do país vizinho.

Operação militar

No domingo, Bashar al-Assad justificou a repressão dizendo que o Estado tem a "obrigação" de manter a ordem. "Atuar contra os que estão fora da lei, bloqueiam as ruas, fecham as cidades e aterrorizam a população é uma obrigação para o Estado, que deve defender a segurança e proteger a vida dos cidadãos", afirmou.
No sábado, o ministro das Relações Exteriores da Síria, Walid al-Muallem, assegurou que o país realizará eleições legislativas antes do fim do ano e que as urnas servirão como "árbitro" nas reformas anunciadas por Assad. O chefe da diplomacia síria acrescentou que o Parlamento eleito no pleito revisará as leis que foram adotadas para decidir sobre elas.
Assad promulgou na quinta-feira passada os decretos legislativos 100, referente à Lei de Partidos, e o 101, sobre a Lei de Eleições Gerais, que abrem o país ao multipartidarismo. A oposição síria, no entanto, rejeitou as mudanças, ao colocar em dúvida a efetividade das reformas e questionar a demora após meses de protestos e milhares de mortes.
Fonte: Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar !!!!!!

Comprar seu Domínio

Find your Domain: