sexta-feira, 22 de julho de 2011

Violenta explosão sacode prédios do governo em Oslo-Noruega




Uma grande explosão em Oslo, capital da Noruega, afetou um quarteirão inteiro e destruiu grande parte das janelas de prédios governamentais, inclusive do escritório do premiê, Jens Stoltenberg, nesta sexta. Segundo a BBC, a sede de um tabloide também foi atingida. Pelo menos uma pessoa morreu e há cerca de oito feridos. O chefe de Estado está bem.
A explosão estilhaçou a maioria das janelas do prédio de 17 andares onde fica o gabinete de Stoltenberg. O ministério do Petróleo foi atingido pelo fogo. As causas da explosão ainda são desconhecidas, mas havia destroços de um carro em frente a um dos prédios. Há informações de que uma segunda explosão atingiu um local próximo momentos depois.
Em entrevista à BBC, um oficial de polícia afirmou que o premiê não estava no escritório no momento da explosão. Segundo ele, esta informação veio de um comunicado do próprio governo. O policial confirmou ainda que a sede do tabloide VG e prédios governamentais estão localizados na mesma região.
Informações do correspondente da agência de notícias Reuters dão conta de que duas pessoas ficaram seriamente feridas. Posteriormente foi confirmada uma morte. Ele disse que a primeira explosão atingiu o principal prédio governalmental. Já uma repórter da rede estatal NRK disse que a situação era muito confusa após as explosões.
"Vi que as janelas do edifício do VG e da sede do governo estavam estilhaçadas. Há pessoas ensanguentadas na rua", declarou a jornalista Ingunn Andersen, da rádio NRK. "Há vidro por todos os lados. É o caos total. As janelas de todos os edifícios nas imediações foram pelos ares", acrescentou.
Segundo informações da rede árabe Al Jazeera, o Ministério Público da Noruega abriu nesta semana um processo por terrorismo contra contra Krekar Mullah, fundador do grupo islâmico curdo Ansar al-Islam. Ele é acusado de ameaçar de morte um ex-ministro, Erna Solberg. Apesar disso, não há confirmação de ligação deste fato ao ato de hoje.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar !!!!!!

Comprar seu Domínio

Find your Domain: