terça-feira, 26 de julho de 2011

Neonazi ou Louco ?

Anders Breivik, detido na véspera sob suspeita de ter organizado a explosão em Oslo e massacrado dezenas de jovens na ilha de Uteya, confessou-se culpado. Declarou que suas ações foram “horríveis, porém necessárias” e disse querer relatar detalhadamente os motivos de sua ação na segunda-feira, isto é, durante a primeira audiência judicial sobre o caso. Afirma ter agido sozinho e não sido ajudado por ninguém. Segundo uma informação anterior, os tiros foram disparados por, no mínimo, dois terroristas. Essa versão está sendo investigada pela Polícia norueguesa. No domingo, o total das vítimas do duplo atentado aumentou para 97, sendo umas pessoas tidas como desaparecidas até agora e estando quase cem feridos hospitalizados.
Até a última sexta-feira, não havia no mundo quem conhecesse o nome de Anders Behring Breivik, salvo, talvez, os usuários de um fórum eletrônico nazista, o maior da Escandinávia. Segundo jornalistas suecos, um dos 22 visitantes assíduos desse sítio era Anders Breivik. Aquele norueguês de 32 anos de idade também mantinha uma página no “Facebook” e mais uma no “Twitter”. Seu microblogue continha uma única inscrição. Era uma citação do filósofo John Mill: “Uma pessoacom convição tem uma força equivalente a 100 milque tenham interesses apenas.”
Mídias norueguesas informam que Anders Breivik havia relatado seus preparativos para as ações terroristas em um manifesto intitulado “Declaração da Independência da Europa de 2083”, o qual foi também postado na “Internet”. Segundo o jornal “Dagbladet”, o documento traz 1,5 mil páginas. Descreve o processo de fabricação de bombas, entre outras coisas. Lá mesmo narra o terrorista como ele tirou a licença para compra da carabina: “A título de objetivo de uso indiquei `caçar veados´, embora fosse tanta a vontade de dizer a verdade, ou seja, `executar marxistas culturais e traidores multiculturalistas´.” O último post foi publicado na sexta-feira três horas antes da explosão. Até o momento, a veridicidade daqueles documentos não foi oficialmente confirmada.
Um dos elementos mais importantes na investigação do caso Breivik será o exame pericial psiquiátrico. Se ele foi achado não idôneo, não se poderá instaurar ação penal. No momento, tudo indica que o autor do massacre era uma pessoa doente – pensa o psiquiatra criminalista russo Mikhail Vinogradov. E argumenta:
Foi ataque de um psicopata que desde havia muito estava se preparando para a imolação. Foi reação histérica de um mentecapto que durante muito tempo havia carregado em si ódio em relação às outras pessoas diferentes dele, às quais desejava mostrar seu poderio, sua força e sua superioridade. É pouco provável que tenha havido quem o tivesse encaminhado para esse rumo, ele próprio tinha estado se preparando há muito para esse ataque.
Por outro lado, está à vista um credo nacionalista de Anders Breivik. Na véspera do crime, ele havia colocado no “YouTube” um post de 12 minutos de duração, conclamando a acabar com as ondas de imigrantes.
Uma causa importante da vivacidade de ideias neonazis é o fato de que uma ideologia pró-nazista está sendo abertamente propagandeada em alguns países europeus – comenta Dmitri Rogozin, representante permanente da Rússia na OTAN. E continua:
Como é que se pode combater o nazismo na Europa se nos países pós-soviéticos do Báltico, por exemplo, o neonazismo está sendo promovido no mais alto grau? Na Romênia, o presidente Trajan Basescu faz uma declaração dizendo que em 1941 ele também teria ordenado aos soldados romenos transpor a fronteira. Há dentro da OTAN e da União Europeia uns estadistas do mais alto nível pronunciando discursos de fato pró-nazistas. Por isso, não é de se admirar que determinados cidadãos percebam isso como um sinal, como uma ordem para atacar tudo quanto haja de vivo.
É um fato impossível de ignorar – comenta Lev Voronkov, diretor da Seção da Europa Setentrional no Centro de Estudos Norte-Europeus e Bálticos do Instituto de Relações Internacionais de Moscou. E continua:
O afluxo de estrangeiros fica relacionado com os problemas no mercado trabalhista. As condições para admissão na União Europeia pressupõem livre circulação da força de trabalho. Assim sendo, os países receptores de força de trabalho estrangeira têm a obrigação de conceder aos imigrantes as mesmas garantias sociais que as usufruídas pelos trabalhadores nacionais.
Quanto aos imigrantes vindos de países não integradas na União Europeia, essas pessoas provocam, não raro, uma alergia na população local. Convém lembrar a finalizar que Anders Breivik foi acusado nos termos do artigo “Terrorismo e Atividade Terrorista”. A pena máxima em que pode incorrer são 21 anos de prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar !!!!!!

Comprar seu Domínio

Find your Domain: