quarta-feira, 27 de julho de 2011

Aplicou glicerina em vez de soro, Auxiliar de enfermagem diz não ter lido o rótulo

A auxiliar de enfermagem Maria do Socorro Ribeiro, afastada do Hospital Municipal de Missão Velha (a 528 km de Fortaleza) sob suspeita de ter causado a morte da aposentada Maria Carmelita Laurentino, 75 anos, admitiu ter cometido erro no procedimento.
Na última segunda-feira (25), ela assumiu não ter lido o rótulo do medicamento e por isso aplicou glicerina em vez de soro fisiológico na paciente que passou mal e morreu logo após a troca.
A troca foi percebida quando a aposentada, que tinha problemas respiratórios, procurou atendimento no hospital da cidade vizinha, o São Vicente, em Barbalha. O médico que a atendeu, Rodrigo Viana, foi quem notou algo de errado. Viana providenciou a medicação correta, mas a paciente morreu duas horas após ter dado entrada no hospital.
Maria do Socorro Ribeiro e o médico Francisco Luciano Santana, que receitou o soro fisiológico, prestaram depoimento na Delegacia Municipal de Barbalha, onde foi instaurado inquérito policial para investigar o caso.
A auxiliar de enfermagem disse que o erro na aplicação da medicação aconteceu porque a glicerina estava no lugar onde geralmente é guardado o soro. Segundo ela, nos 16 anos em que trabalha no Hospital Municipal de Missão Velha, aquele tipo de medicação nunca foi armazenada de forma diferente. A embalagem estaria próxima a outras três ampolas diferentes. Confiando na disposição do medicamento, não leu o rótulo e aplicou a substância errada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar !!!!!!

Comprar seu Domínio

Find your Domain: